BARREIRAS AO COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

  • Lucimara Wons Universidade Federal do Paraná
  • Rosilane de Oliveira Castro de Souza Universidade Federal do Paraná
  • Helena de Fátima Nunes Silva Universidade Federal do Paraná
  • Flávia Roberta Fernandes Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Palavras-chave: Gestão do conhecimento, Compartilhamento do conhecimento, Barreiras ao compartilhamento do conhecimento.

Resumo

O compartilhamento de conhecimento é considerado um fator organizacional para manter as organizações competitivas no mercado, da mesma forma que um instrumento para promover o crescimento, agregar valor individual e institucional. Entretanto ao longo deste processo identificam-se fatores nas esferas individual, organizacional e tecnológico que impedem e dificultam a interação dos indivíduos, assim como a disponibilização e partilha deste conhecimento. O estudo tem por objetivo identificar os fatores que dificultam ou impedem o compartilhamento do conhecimento nas organizações, a partir de um levantamento bibliográfico na base de dados Library, Information Science & Technology Abstracts (EBSCO). Foram recuperados doze artigos e as barreiras identificadas foram organizadas e sistematizadas em três categorias: barreira individual, barreira organizacional e barreira tecnológica. Os resultados demonstram que as barreiras apontadas com maior incidência nos artigos são na barreira individual: a falta de tempo, confiança, mentalidade individualista e falta de profundidade nos relacionamentos; na barreira organizacional: falta de infraestrutura e recursos, ausência de cultura organizacional saudável, idioma, limites/distância física e conflitos de comunicação; e na barreira tecnológica: dificuldade no manuseio de ferramentas e sistemas e  dificuldades em integrar e modificar os sistemas baseados em tecnologia. Observa-se a necessidade de conscientização sobre os benefícios do compartilhamento do conhecimento e de uso de técnicas que propiciem e facilitem a criação e a gestão do conhecimento nas empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena de Fátima Nunes Silva, Universidade Federal do Paraná
Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Flávia Roberta Fernandes, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Publicado
2018-10-31
Como Citar
Wons, L., Souza, R. de O. C. de, Silva, H. de F. N., & Fernandes, F. R. (2018). BARREIRAS AO COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES. Perspectivas Em Gestão & Conhecimento, 8(Esp.), 86-101. https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8nEsp.
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles