A INTERCULTURALIDADE E SUA INFLUÊNCIA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO: A EXPERIÊNCIA DA VOLVO DO BRASIL

Palavras-chave: interculturalidade, gestão do conhecimento, contexto capacitante

Resumo

Este estudo pretende verificar como a interculturalidade tem influenciado nas práticas de gestão do conhecimento em equipes interculturais. Visando atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva, que se configurou num estudo de caso. A organização foco do estudo é uma multinacional de origem sueca, fabricante de caminhões médios e pesados, além de equipamentos náuticos e para construção, com subsidiária situada na cidade de Curitiba e com a matriz na cidade de Gottemburgo, na Suécia. Foi realizada a coleta de dados primários por meio de entrevistas presenciais a 27 funcionários, em sua maioria em funções de direção e gerência, e da observação direta na subsidiária no Brasil e na matriz na Suécia. Os resultados demonstraram que as dimensões apresentadas pelos participantes como influentes para os resultados do time são descritas como: a auto-gestão, a autonomia do time, o formato de reconhecimento e feedback, a integração global de dados. O modo como se dava a participação dos membros influenciava a performance da equipe, que era afetada por com aspectos como: Imersão na cultura organizacional, Exposição intercultural, Tempo de casa, Motivação pessoal e de crescimento. Conclui-se que a Gestão Intercultural do Conhecimento envolve a adaptação para promover práticas de conexão do conhecimento, favorecendo resultados organizacionais, em times interculturais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislaine Martinelli Baniski, Universidade Positivo Universidade Estadual de Ponta Grossa
Doutora em Administração Docente na área de Gestão Estratégica na Universidade Estadual de Ponta Grossa
Rubens Cieslak, Volvo do Brasil
Especialista em Recursos Humanos da Volvo do Brasil
Publicado
2018-10-31
Como Citar
Baniski, G. M., & Cieslak, R. (2018). A INTERCULTURALIDADE E SUA INFLUÊNCIA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO: A EXPERIÊNCIA DA VOLVO DO BRASIL. Perspectivas Em Gestão & Conhecimento, 8(Esp.), 70-85. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/42247
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles