INSERÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DOS ESTUDOS BRASILEIROS EM BASES DE DADOS CIENTÍFICAS

Autores

  • Jhony Pereira Moraes Universidade Federal do Rio Grande do Sul/FADERGS
  • Sidinei Rocha-de-Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O artigo objetiva apresentar uma análise bibliométrica sobre o tema inserção profissional nos estudos brasileiros, em cinco bases de dados e sem delimitação de série-histórica. Uma busca preliminar em tais bases dados aponta 571 artigos que possuem relação com o tema, porém, somente 51 estudos são considerados válidos: quatro artigos da base SPELL, 22 artigos da SciELO, três artigos da PePSIC e 22 artigos do portal de periódicos CAPES. Nenhum artigo da base de dados EBSCO atende ao tema e aos critérios estabelecidos na pesquisa. Os trabalhos analisados, independente do ano de publicação ou do cenário socioeconômico que os circundam, problematizam a crise do mercado de trabalho e da educação, a juventude sob o olhar das desigualdades sociais e econômicas, as iniciativas privadas e públicas, especificamente políticas públicas educacionais e profissionais com atendimento prioritário à camada juvenil de baixa renda; e as identidades, expectativas e experiências profissionais. Contudo, sente-se falta de um avanço no campo, isto é, estudos que renovem as perspectivas de entendimento ou que concentrem ainda mais seus esforços nas realidades investigadas. Percebe-se a possibilidade de associação da teoria de inserção francesa com outros quadros teóricos, pois permite analisar múltiplos grupos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhony Pereira Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/FADERGS

Doutorando e Mestre em Administração (área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho) pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRGS (PPGA/UFRGS). Especialista em Docência no Ensino, Especialista em Educação à Distância: Gestão e Tutoria e MBA em Coaching (Centro Universitário Leonardo da Vinci). Graduado em Administração de Empresas pela UniRitter. É professor da Escola de Negócios da FADERGS.

Sidinei Rocha-de-Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação (2002) e mestrado (2004) em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui doutorado em Administração pela Université Pierre Mendès-France - Grenoble 2 em cotutela com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Associado no curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

31-12-2019

Como Citar

Moraes, J. P., & Rocha-de-Oliveira, S. (2019). INSERÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DOS ESTUDOS BRASILEIROS EM BASES DE DADOS CIENTÍFICAS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 9(3), 81–101. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/42393

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles