COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO POR BIBLIOTECÁRIOS NO BRASIL
Resumo
Analisa as competências empreendedoras dos bibliotecários que possuem empresas na área de Gestão da Informação no Brasil. Para isso, busca conhecer as competências empreendedoras segundo a literatura, identificar os bibliotecários que possuem empresa no Brasil e os serviços prestados na área de gestão da informação, verifica a formação destes bibliotecários e a percepção dos mesmos quanto às competências requeridas para empreender na área. Caracteriza-se como pesquisa descritiva, exploratória, bibliográfica com abordagem qualitativa. Utiliza a técnica de conteúdo de Bardin na análise dos dados. O universo é composto por bibliotecários brasileiros mapeados via contato com entidades de classe e pelo Portal EmpreendeBiblio, totalizando 46 bibliotecários que aceitaram participar da pesquisa. Para analisar as competências, utiliza o modelo conceitual de Cooley (1990) baseado em um conjunto com dez competências empreendedoras. Os resultados apontam para a predominância do gênero feminino entre os profissionais empreendedores e que estão na faixa etária entre 31 e 40 anos; as empresas se localizam principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, sendo que grande parte delas está formalizada e possui negócios voltados para a gestão de documentos e arquivos convencionais e digitais, consultoria na elaboração de projetos, organização de bibliotecas, normalização de trabalhos e projetos, entre outros serviços. Em relação às competências empreendedoras, os bibliotecários apontaram que as mais importantes são: comprometimento, busca de informações, persuasão, rede de contatos e persistência.Downloads
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Publicado
31-12-2019
Como Citar
Madalena, C. da S., Spudeit, D., & Dias, M. (2019). COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO POR BIBLIOTECÁRIOS NO BRASIL. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 9(3), 102–129. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/43669
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles