ANÁLISE DO SISTEMA DE CURRÍCULO LATTES SEGUNDO O MODELO CESM: PERSPECTIVAS PARA UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA A E-SCIENCE

Autores

  • Leonardo Lima Günther
  • Roberto Carlos dos Santos Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gregorio Varvakis Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vinícius Medina Kern Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

A emergente e-science, com seu uso intensivo de dados e computação, é uma oportunidade para o Sistema de Currículo Lattes, que excede seis milhões de currículos aos 20 anos de existência. Para potencializar a oportunidade, é preciso conhecer e mobilizar os atores e fatores humanos e tecnológicos envolvidos, bem como seus vínculos. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é descrever o Sistema de Currículo Lattes segundo o modelo de sistema composição-ambiente-estrutura-mecanismo ou CESM, de Mario Bunge, que explicita esses atores, fatores e vínculos. Os procedimentos incluem os dois primeiros passos das regras gerais da pesquisa sistemista bungeana: colocar os fatos sociais em seu contexto mais amplo (ou sistema) e dividir o sistema em sua composição, ambiente e estrutura. As fontes de informação para embasar a abstração do modelo são textos da literatura científica sobre a Plataforma e o Sistema de Currículo Lattes, bem como artigos que citam currículos Lattes como fonte de informação e documentos da Plataforma Lattes na Web. O modelo resultante é apresentado sumariamente em forma gráfica e descrito em forma textual. Discute-se a potencialidade de uso do modelo produzido no Plano de Modernização da Plataforma Lattes. Nas conclusões, apresentam-se as potencialidades da abordagem utilizada e brevemente aspectos sobre o mecanismo de controle social, que, como o estudo de outros mecanismos do sistema, é indicação para trabalhos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Lima Günther

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Roberto Carlos dos Santos Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Gregorio Varvakis, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Manufacturing Engineering pela Loughborough University, Inglaterra. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Vinícius Medina Kern, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

27-04-2020

Como Citar

Lima Günther, L., Pacheco, R. C. dos S., Varvakis, G., & Medina Kern, V. (2020). ANÁLISE DO SISTEMA DE CURRÍCULO LATTES SEGUNDO O MODELO CESM: PERSPECTIVAS PARA UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA A E-SCIENCE. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(1), 107–130. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/46092

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles