MECANISMOS PARA O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO COM A SOCIEDADE

Autores

  • Rayse Kiane de Souza Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Márcio Vieira de Souza Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Clarissa Stefani Teixeira Universidade Federal de Santa Catarina.

Resumo

Objetiva discutir as tecnologias para o compartilhamento de conhecimento científico de instituições de pesquisa, universidades e gruphos de pesquisa, com a sociedade. Desta forma, fundamenta-se nos conceitos de conhecimento científico e compartilhamento de conhecimento, para a identificação de ferramentas que podem auxiliar o processo de compartilhamento de conhecimento científico. Para isto foi realizada uma revisão de literatura dividida em quatro etapas: pesquisa exploratória, identificação de métodos e técnicas de gestão do conhecimento, pesquisa documental e levantamento de ferramentas. Assim, esta pesquisa pode ser classificada como exploratória bibliográfica em sua primeira fase e também documental na pesquisa por ferramentas. Foram identificados 16 métodos ou técnicas de gestão do conhecimento baseados em tecnologias da informação e comunicação, e mais de 50 ferramentas que podem cumprir e auxiliar o proposto pelos métodos, todas gratuitas ou com versão gratuita. Desta maneira atuando como uma forma de decodificação do conhecimento científico, tornando-o mais acessível para a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayse Kiane de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina.

Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Márcio Vieira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Clarissa Stefani Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

27-04-2020

Como Citar

Souza, R. K. de, Souza, M. V. de, & Teixeira, C. S. (2020). MECANISMOS PARA O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO COM A SOCIEDADE. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(1), 131–151. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/46428

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles