MODELO LÓGICO DA INFORMAÇÃO NO OPEN ARCHIVAL INFORMATION SYSTEM: UMA REFLEXÃO ARQUIVÍSTICA SOBRE O PACOTE DE INFORMAÇÃO PARA ARQUIVAMENTO

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o modelo lógico da informação proposto pelo Open Archival Information System (OAIS), e identificar as suas convergências com a Arquivística. Verifica-se a estrutura do pacote de informação para avaliar a sua capacidade de preservar documentos arquivísticos digitais autênticos em longo prazo. A metodologia utilizada parte do levantamento bibliográfico de materiais previamente publicados. Os dados coletados são analisados de forma qualitativa e a discussão segue a lógica dedutiva. Assim, tem-se um artigo de revisão assistemática, que proporciona uma reflexão sobre o tema e salienta o ponto de vista dos autores. Nas conclusões, observa-se que o pacote de informação para arquivamento comporta questões pertinentes à Arquivística, como, por exemplo, garantia de autenticidade, manutenção da proveniência, organicidade, e histórico de custódia. Portanto, reafirma-se a necessidade da implementação de repositórios arquivísticos digitais confiáveis em conformidade com o OAIS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Machado dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria, Brasil. Arquivista da Coordenação de Arquivo Geral da Universidade Federal do Rio Grande, Brasil.

Daniel Flores, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Metodologías y Líneas de Investigación en Biblioteconomía y Documentación pela Universidad de Salamanca, Espanha. Professor da Universidade Federal Fluminense, Brasil.

Downloads

Publicado

27-04-2020

Como Citar

Santos, H. M. dos, & Flores, D. (2020). MODELO LÓGICO DA INFORMAÇÃO NO OPEN ARCHIVAL INFORMATION SYSTEM: UMA REFLEXÃO ARQUIVÍSTICA SOBRE O PACOTE DE INFORMAÇÃO PARA ARQUIVAMENTO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(1), 23–38. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/46433

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles