THE IMPLEMENTING OF ENTERPRISE 2.0 AND COLLABORATIVE CULTURE IN THE DIGITAL AGE: a comparative study between Brazil and Germany

Autores

  • Mariana Franco de Campos Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Aplicadas (UNICAMP-FCA)
  • Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Aplicadas (UNICAMP-FCA)
  • Anne Kathleen Lopes da Rocha Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Aplicadas (UNICAMP-FCA)

Palavras-chave:

Enterprise 2.0, collaborative culture, digital age.

Resumo

Enterprise 2.0 was designed aiming to create an environment of dynamic and interactive shared information in a scenario of rapid technological change and increasing global competitiveness. The objective of the research was to understand the main challenges and the real benefits of implementing Enterprise 2.0 and its new collaborative culture. The method used was a single case study in a multinational company still implementing the tool, to examine along with associates in Brazil and in Germany its acceptance. The study assessed the perceptions of end-users in different hierarchical levels of the company and highlighted the cultural differences of the respondents according to their country. Results indicate that cultural characteristics, size of the company, encouragement to use and training of the associates directly influence the adhering of Enterprise 2.0.

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Biografia do Autor

Mariana Franco de Campos, Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Aplicadas (UNICAMP-FCA)

Bacharel em Gestão de Comercio Internacional pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas

Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes, Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Aplicadas (UNICAMP-FCA)

Doutor (2013) e Mestre (2010) em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP). Atualmente é Professor MS3.2 e Coordenador de Extensão da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA-Unicamp), onde atua também como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA). Participou de cursos de extensão universitária em Empreendedorismo pela Renmin University of China (2013), Inovação Social pela University of Cape Town - África do Sul (2015) e Modelagem de Equações Estruturais (PLS-SEM) pelo Northern Institute of Technology Management - Alemanha (2017). Assessor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Acumula experiência como consultor em grandes empresas nacionais e internacionais nas áreas de inovação, tecnologia e desenvolvimento organizacional. Líder do tema "Contribuições e Avanços Teóricos e Empíricos em Empreendedorismo" na divisão de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (ITE) do congresso EnANPAD e líder do tema "Ciências de dados e Inteligência analítica" na área de Tecnologia da Informação do congresso SemeAd. Interesses e atuação em grupos de pesquisa têm como foco: Empreendedorismo, Ecossistema Empreendedor, Tecnologia da Informação e Comunicação e Inteligência analítica.

Anne Kathleen Lopes da Rocha, Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Aplicadas (UNICAMP-FCA)

Mestrado, em andamento, em Administração pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Especialista em Gestão Empresarial pela Faculdade Martha Falcão, 2017. Graduada em Administração pela Universidade Federal do Amazonas, 2014. Profissional com conhecimentos em gerenciamento de projetos multidisciplinares como responsável pela parte comunicação em projetos e custos; além de possuir expertise profissional no segmento de desenvolvimento de novos negócios, na análise e melhoria dos processos organizacionais visando redução de custo e atendimento dos requisitos de stakeholders internos.

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Publicado

31-12-2019

Como Citar

Campos, M. F. de, Moraes, G. H. S. M. de, & Rocha, A. K. L. da. (2019). THE IMPLEMENTING OF ENTERPRISE 2.0 AND COLLABORATIVE CULTURE IN THE DIGITAL AGE: a comparative study between Brazil and Germany. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 9(3), 21–34. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/46718

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles