COMPORTAMENTO DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL ESTUDO DE CASO COM SERVIDORES PÚBLICOS DE UMA IFES

Autores

  • Kenny Moreno Santos Fernandes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Lívia Maria de Pádua Ribeiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG
  • Lilian Bambirra de Assis Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em identificar os comportamentos de cidadania organizacional no contexto do serviço público, a partir da visão dos servidores e gestores de uma instituição federal de ensino. Para alcançar o objetivo proposto, esta pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, pois tem a intenção de compreender o fenômeno a partir da percepção dos sujeitos e da forma como interagem com as pessoas ao seu redor. A estratégia de pesquisa foi o estudo de caso. Para a coleta de dados, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 12 servidores (não ocupantes de cargos de chefia) e 4 gestores (ocupantes de cargos de chefia) de uma instituição pública. Após a transcrição, as entrevistas foram analisadas por meio do método de análise de conteúdo. Os resultados encontrados sugerem que o CCO está presente nas atitudes cotidianas destes servidores, especialmente por meio de gestos cooperativos e de empenho em prol da organização. Ressalta-se, porém, que o comportamento de proteção ao sistema não pôde ser considerado como de cidadania organizacional para os servidores públicos. Além das contribuições para o meio acadêmico, esta pesquisa também apresenta sugestões para a área de gestão de pessoas no setor público, como a adoção de políticas de envolvimento e integração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kenny Moreno Santos Fernandes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Mestre em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Brasil. Técnica Administrativa da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brasil.

Lívia Maria de Pádua Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras, Brasil. Professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Brasil.

Lilian Bambirra de Assis, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

25-08-2020

Como Citar

Fernandes, K. M. S., Ribeiro, L. M. de P., & de Assis, L. B. (2020). COMPORTAMENTO DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL ESTUDO DE CASO COM SERVIDORES PÚBLICOS DE UMA IFES. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(2), 101–119. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/47271

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles