GESTÃO DO CONHECIMENTO EM EMPRESAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DO AMBIENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2020v10n3.47619

Resumo

A pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas da Gestão do Conhecimento nas empresas de Tecnologia da Informação, pertencentes a governança do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação de Londrina. Como objetivos específicos elencam-se: a) Identificar as práticas mais relevantes da Gestão do Conhecimento utilizadas pelas empresas; b) Verificar se as empresas utilizam práticas de mapeamento, armazenamento e compartilhamento dos principais ativos de conhecimento; c) Sugerir práticas que estimulem o compartilhamento do conhecimento. Pesquisa de natureza básica, tipologicamente se caracteriza como descritiva, com abordagem qualitativa, utilizou como método, o Estudo de Caso Múltiplo, e como instrumentos de coleta a entrevista semi-estruturada, observação direta e análise de documentos. O universo pesquisado foi o Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação de Londrina e região, tendo como população a Governança do Arranjo Produtivo Local, sendo que a amostra foi composta por três empresas. Conclui-se que foi possível definir o perfil das empresas e identificar a existência de práticas e ferramentas de Gestão do Conhecimento, porém evidenciou-se que essas práticas são isoladas e definidas por terminologias específicas do segmento de Tecnologia da Informação. O fato de serem empresas pertencentes a uma comunidade de prática, no caso a Governança, demonstra o quanto o compartilhamento é valorizado e utilizado na maximização das perspectivas do setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Antonio Strik, UniCesumar

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Londrina, Brasil.

Letícia Gorri Molina, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil. Professora da Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Como Citar

Strik, M. A., & Molina, L. G. (2020). GESTÃO DO CONHECIMENTO EM EMPRESAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DO AMBIENTE. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(3), 167–188. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2020v10n3.47619

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles