GESTÃO DO CONHECIMENTO EM REDES DE RELACIONAMENTO INTEROGANIZACIONAIS NO MERCADO DE JOGOS DE TREINAMENTO CORPORATIVOS: ESTUDO DE CASO

Autores

Resumo

Este estudo possui como objetivo principal descrever a aplicabilidade da ferramenta gestão do conhecimento nas redes de relacionamento das empresas direcionadas para o mercado de jogos de treinamento corporativos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, estudo de caso único e seccional (transversal). A coleta de dados no campo foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com o gestor e os colaboradores da empresa. Os resultados da pesquisa apontam que a aplicabilidade da gestão do conhecimento nas redes de relacionamento dos jogos de treinamento corporativo como auxílio dos princípios do modelo andragógico proporcionam a empresa em rede acesso maior a recursos tangíveis e intangíveis. Em decorrência, a troca de conhecimento constante favorece a interatividade entre o conhecimento tácito e explícito resultando na oferta de produtos que proporcionam aprendizado atualizado, dinâmico e contínuo para os clientes- usuários dos treinamentos. Com base nesses resultados, conclui-se que os jogos de treinamento corporativos propiciam recursos essenciais para o aprendizado nas organizações e, nessa perspectiva, torna-se relevante a ampliação das discussões dessa temática ao se analisar a efetividade dessas novas práticas nas atividades executivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Bazanini, Universidade Paulista - UNIP

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. Professor da Universidade Paulista, Brasil.

Andrea Akemi Oribe Hayashi, Universidade Paulista/ UNIP

Mestre em Administração pela Universidade Paulista, Brasil. Bibliotecária/documentalista da Universidade Federal de São Paulo, Brasil.

Flavio Romero Macau, Edith Cowan University ( Austrália)

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, Brasil. Professor da Edith Cowan University, Austrália.

Ricardo Daniel Adra, Universidad Nacional del Comahue

Mestre em Gestión Empresaria pela Universidad Nacional del Comahue, Argentina. Professor da Universidad Nacional del Comahue, Argentina.

Downloads

Publicado

31-07-2020

Como Citar

Bazanini, R., Hayashi, A. A. O., Macau, F. R., & Adra, R. D. (2020). GESTÃO DO CONHECIMENTO EM REDES DE RELACIONAMENTO INTEROGANIZACIONAIS NO MERCADO DE JOGOS DE TREINAMENTO CORPORATIVOS: ESTUDO DE CASO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(2), 42–66. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/48132

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles