PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS EM GESTÃO DO CONHECIMENTO QUE CONTRIBUEM COM A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Resumo

A relação da gestão do conhecimento com a segurança da informação apresenta-se como elemento norteador para uma eficiente gestão. Diante desse argumento, buscou-se com esta pesquisa analisar quais são as práticas organizacionais de gestão do conhecimento que promovem a segurança da informação, utilizadas pelos gestores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Paraíba, e como estas influenciam na percepção da segurança da informação. Esta pesquisa caracteriza-se como pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa e, quanto ao método de investigação, estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionário e observação participante. Os resultados possibilitaram perceber que as práticas de gestão do conhecimento como: mapeamento de processos, sistema de gestão de documentos, mentoria e comunidade de prática contribuem com a confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade da informação criada, manuseada, protegida e/ou disponibilizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Contudo ficou evidente nas falas dos gestores que os processos não estão alinhados, apesar de existirem as práticas de gestão do conhecimento estas são executadas sem os devidos cuidados para influenciarem a segurança da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueny Gomes Léda Araújo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Doutoranda em Ciência da Informação. Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba-UFPB (2016). Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Especialista em Gestão de Unidades de Informação pela UFPB.
Rafaela Romaniuc Batista, universidade Federal da Paraíba - UFPB
Doutoranda em Ciência da Informação - PPGCI/UFPB. Mestre em Ciência da Informação – PPGCI/UFPB. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2006) e especialização em engenharia de sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil (2010) . Tutora UAB/UFPB em Licenciatura da Computação da Universidade Federal da Paraíba.
Wagner Junqueira de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Wagner Junqueira de Araújo

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília – UNB (2009); Mestre em Ciência da Informação - UNB (2001) e Bacharel em Ciência da Computação Pela Universidade do Oeste Paulista (1993). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI/UFPB. Professor do Programa de Pós Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes  - MPGOA/UFPB. Professor Associado I - Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
Publicado
2020-03-17
Como Citar
Araújo, S. G. L., Batista, R. R., & Araújo, W. J. de. (2020). PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS EM GESTÃO DO CONHECIMENTO QUE CONTRIBUEM COM A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. Perspectivas Em Gestão & Conhecimento, 10(Especial), 38-53. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/48474