DIVERSIDADE E GESTÃO: ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE GÊNERO E RAÇA NO BRASIL

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a questão da diversidade cultural em organizações brasileiras, no contexto de siderurgia e mineração, em relação à mulher negra nesse espaço. A metodologia aplicada se pauta na pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, com interpretação erigida na Análise do Discurso. Como resultados, por meio da construção de sentido dos sujeitos pesquisados, mostra a complexidade da temática sobre e gênero e raça nas organizações brasileiras. Conclui que a aplicação da base teórica fundada nas dimensões da organização defendidas por Baldissera (2004; 2008; 2009; 2015) possibilita demonstrar como a organização falada e comunicante é complexa, como os estudos sobre diversidade cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Aparecida Avelar Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Doutoranda em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil.

Ivone de Lourdes Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil.

Simone Costa Nunes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil.

Gilce Aparecida Quintão Castro, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

27-04-2020

Como Citar

Avelar Ferreira, C. A., Oliveira, I. de L., Costa Nunes, S., & Quintão Castro, G. A. (2020). DIVERSIDADE E GESTÃO: ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE GÊNERO E RAÇA NO BRASIL. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(1), 54–66. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/48494

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles