Transferência de conhecimento em redes interorganizacionais: um framework para análise das propriedades estruturais e relacionais, e características cognitivas

Autores

  • Fabiane Cristina Brand Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Patricia Kinast de Camillis UNISINOS
  • Jorge Renato de Souza Verschoore Filho Escola de Gestão e Negócios / Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Resumo

Este artigo teórico tem o objetivo de apresentar um framework para a análise do processo de Transferência de Conhecimento em Redes Interorganizacionais. Para tal, o fenômeno da transferência de conhecimento foi didaticamente separado em aquisição e transferência. As propriedades estruturais e relacionais de uma Rede Social incluídas na proposta foram: coesão social, posição, tamanho da rede, subgrupos e força dos laços. Por sua vez, as características cognitivas dos participantes da rede, consideradas no framework, são tempo de experiência e nível educacional. De forma complementar, o artigo indica quais medidas da Análise de Redes Sociais podem ser utilizadas no processo de análise de dados empíricos em pesquisas futuras, tendo como base o framework proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Cristina Brand, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil.  Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil.

Patricia Kinast de Camillis, UNISINOS

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professora do Centro Universitário Alves Fariais, Brasil.

Jorge Renato de Souza Verschoore Filho, Escola de Gestão e Negócios / Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

Brand, F. C., Camillis, P. K. de, & Verschoore Filho, J. R. de S. . (2022). Transferência de conhecimento em redes interorganizacionais: um framework para análise das propriedades estruturais e relacionais, e características cognitivas. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(3), 2–28. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/48695

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles