Esta é uma versão desatualizada publicada em 04-05-2021. Leia a versão mais recente.

PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11n1.49142

Resumo

Este estudo tem o propósito de identificar as práticas de Gestão do Conhecimento utilizadas em Unidades de Conservação que estão sob responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. É uma pesquisa do tipo descritiva e de abordagem qualitativa em que os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, as quais foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados demonstram que nas Unidades de Conservação utilizam-se as práticas de Gestão do Conhecimento: mentoring, gestão por competências, melhores práticas e educação corporativa, que estão associadas à Gestão de Recursos Humanos e em maior parte o conhecimento criado e compartilhado, nesses casos, é tácito, pois é compartilhado face a face. Sob a perspectiva das Tecnologias da Informação e Comunicação, as Unidades de Conservação utilizam a Gestão Eletrônica de Documentos, em que o conhecimento é explicitado em procedimentos e documentos. A utilização dessas práticas nas Unidades de Conservação amplia a capacidade de criação de valor e prestação de serviços públicos de qualidade aos cidadãos, bem como torna as atividades organizacionais mais eficazes, uma vez que o conhecimento é integrado, desenvolvido e aplicado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariangela Poleza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. 

Natália Silvério, Universidade Federal de Santa Catarina

Engenheira Sanitarista e Ambiental (2017) e mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina.

Gregório Varvakis, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Manufacturing Engineering pela Loughborough University, Inglaterra. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Publicado

03-05-2021 — Atualizado em 04-05-2021

Versões

Como Citar

Poleza, M., Natália Silvério, & Varvakis, G. . (2021). PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 11(1), 45–64. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11n1.49142 (Original work published 3º de maio de 2021)

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles