SMART CAMPUS E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO

APLICABILIDADES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Autores

  • Lucilene Klenia Rodrigues Bandeira Universidade Federal da Paraíba
  • Adelaide Helena Targino Casimiro Universidade Federal da Paraíba
  • Ediene Souza de Lima Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este artigo objetiva analisar as práticas de Smart Campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), frente as etapas de Gestão de Informação (GI) do modelo de Choo. A informação estimula os fenômenos sociais e os processos decisórios das instituições públicas ou privadas. Smart campus é uma área de pesquisa que usa tecnologia e infraestrutura para apoiar e melhorar seus processos nos serviços em instituições de ensino superior, auxiliando no ensino, extensão e pesquisa. A Gestão da Informação é composta por etapas que traz benefícios, na administração da informação de forma integrada, coerente, eficiente e eficaz; facilitando a tomada de decisão, elevando ao máximo a qualidade, a disponibilização, a utilização e o valor da informação. A UFCG usa as técnicas de Smart Campus desde 2019 com o objetivo de integrar a internet das coisas a gestão do campus, ao ensino e as colaborações intra e interorganizacionais. O modelo está sendo implantado e já apresenta elementos importantes sobre a gestão da informação no seu desenvolvimento. A pesquisa é um estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa e de natureza documental direta, utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin e aplicamos um questionário ao gestor do projeto de implantação do Smart Campus na UFCG. Este trabalho evidencia que as aplicabilidades do Smart Campus dialogam com o modelo de GI de Choo. Os conceitos, modelos e teorias reconhecidos pelos atores envolvidos nesse processo contribuem para ações de planejamento, controle e avaliação das práticas informacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucilene Klenia Rodrigues Bandeira, Universidade Federal da Paraíba

Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da UFPB, doutora em Administração pela Université Grenoble Alpes (2009). Linha de pesquisa atual: Empreendedorismo e Smart Campus

Adelaide Helena Targino Casimiro, Universidade Federal da Paraíba

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Ciência da Informação pela UFPB. Graduada em Biblioteconomia pela UFPB.

Ediene Souza de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Analista Técnica do Sebrae Paraiba, mestra em Ciência da Informação (UFPB), graduada em Biblioteconomia (UFPB) e especialista em Administração e Gestão do Conhecimento (UNINTER).

Downloads

Publicado

24-03-2020

Como Citar

Rodrigues Bandeira, L. K., Targino Casimiro, A. H., & Souza de Lima, E. (2020). SMART CAMPUS E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO: APLICABILIDADES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(Especial), 23–37. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/49229