Gestão do conhecimento em projetos: percepções e práticas reveladas no projeto Cidadania em Ação
Resumo
Objetiva descrever as ações realizadas ao longo do Projeto Cidadania em Ação, identificar percepções e práticas de gestão do conhecimento (GC) entre os professores atuantes. A metodologia adotada caracteriza a pesquisa como exploratória, iniciada a partir de um levantamento bibliográfico para embasar os fundamentos teóricos adotados; para a coleta de dados foi aplicado questionário composto por questões, fechadas e abertas, com professores atuantes no Projeto, a fim de conhecer as práticas de compartilhamento de conhecimento; além de visitas presenciais para acompanhar as atividades esportivas realizadas nos polos. Foram analisados questionários onde os professores responderam sobre os seus conhecimentos acerca da gestão do conhecimento. Os resultados apontam que boa parte deles nunca ouviu falar de GC e que os professores não se conheciam antes de iniciá-lo. A maioria costuma se reunir com os alunos após as aulas para trocar experiências, passar procedimentos sobre as atividades, alinhar a comunicação, além de realizar entretenimento. É percebido o uso da prática lições aprendidas no Projeto. Conclui-se que os professores evidenciaram a necessidade de compartilhamento de conhecimento tácito entre os integrantes. A pesquisa permitiu captar as percepções e práticas reveladas ou não, assim como as visitas aos polos possibilitaram conhecer profissionais envolvidos, além de obter informação relevante sobre as atividades e feedbacks do grupo. O Projeto proporcionou aprendizado sobre projetos sociais na área de esporte, conhecimento inédito para pesquisadores e estudantes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.