CONTEÚDOS EMERGENTES DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Emeide Nóbrega Duarte UFPB
  • Rayan Aramís de Brito Feitoza Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Milena Ferreira Monteiro Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Ana Raquel Pereira de Lima Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo

Aborda a Gestão da Informação e a Gestão do Conhecimento nos cursos de pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil. Objetiva analisar os conteúdos das disciplinas sobre Gestão da Informação e da Gestão do Conhecimento ofertadas nos cursos de pós-graduação em Ciência da Informação. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, com abordagens quantitativa e qualitativa, do tipo documental realizado no ambiente da web. Adota como universo as instituições de ensino superior que oferecem cursos de pós-graduação em Ciência da Informação. Dessa maneira, considera a necessidade de trabalhar com a totalidade das universidades que oferecem o mencionado curso, para atingir uma análise mais ampla e resultados mais satisfatórios. Para organização e análise dos dados adota o método de análise de conteúdo. Os resultados obtidos relatam que os programas, na maioria, denominam-se de Ciência da Informação, suas linhas de pesquisa incorporam a Gestão da Informação e a Gestão do Conhecimento em seus estudos que vêm sendo ofertados nos níveis de mestrado (acadêmicos e profissionais) e doutorado. Os eixos-temáticos pertinentes à disciplina de Gestão da Informação e do Conhecimento são predominantes em cursos com alta avaliação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e tem grande predominância dos conteúdos das disciplinas em estudo. Apresenta perspectivas positivas em relação às abordagens que estão sendo inseridas nos cursos de pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil e propõe conteúdos emergentes aos cursos dos Programas que ainda não ofertam o eixo-temático analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayan Aramís de Brito Feitoza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Arquivologia pela UFPB.

Milena Ferreira Monteiro, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Ana Raquel Pereira de Lima, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Downloads

Publicado

24-03-2020

Como Citar

Duarte, E. N., de Brito Feitoza, R. A., Ferreira Monteiro, M., & Pereira de Lima, A. R. (2020). CONTEÚDOS EMERGENTES DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(Especial), 176–200. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/49596