USUÁRIO DA INFORMAÇÃO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Eliane Bezerra Paiva Universidade Federal da Paraíba
  • Larissa Fernandes da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Érica Cristina de Aguiar Lopes

Resumo

Em um estudo anterior, em que se mapeou a produção científica sobre usuários da informação, publicada em periódicos brasileiros de Biblioteconomia e de Ciência da Informação, do período de 2011 a 2016, realizou-se uma pesquisa com o objetivo de investigar a produção científica sobre o usuário da informação no processo de tomada de decisão nas organizações. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva e abordagem quanti-qualitativa. Os resultados indicaram que, quanto ao recorte temporal, os periódicos só publicaram sete artigos que se referem ao usuário na tomada de decisão. Conclui-se que a produção sobre o usuário decisor ainda é incipiente, mas relevante porque aponta características do perfil dessa categoria de usuário pouco conhecida na literatura e concorre para suprir a carência de estudos sobre usuários no ambiente das organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Bezerra Paiva, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Linguística pelo Programa de Pós Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba. Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação (DCI/CCSA/UFPB). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB). Membro do Grupo de Pesquisa "Informação, Aprendizagem e Conhecimento" (GIACO).

Larissa Fernandes da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharela em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Participa do Grupo de Pesquisa "Informação, Aprendizagem e Conhecimento" (GIACO) do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Érica Cristina de Aguiar Lopes

Bacharela em Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharela em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ e Especialista em Audiologia pela Universidade Católica - UNICAP. Técnica em Arquivo, registro pelo MTE.

Downloads

Publicado

24-03-2020

Como Citar

Bezerra Paiva, E., Fernandes da Silva, L., & de Aguiar Lopes, Érica C. (2020). USUÁRIO DA INFORMAÇÃO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NAS ORGANIZAÇÕES . Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(Especial), 72–87. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/49597