APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM REDES SOCIAIS

UM ESTUDO CIENTOMÉTRICO

  • Marynice Autran Universidade Federal da Paraíba
  • Jordana Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Victória Lopes Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Apresenta uma análise cientométrica da produção científica sobre Aprendizagem Organizacional em Redes Sociais. A cientometria estuda a progressão da ciência através de métodos e análises quantitativas, proporcionando a mensuração da produção científica de instituições, pesquisadores e temáticas que estão inseridos no universo científico. A problemática que norteia esta pesquisa é pautada nos seguintes questionamentos: qual a origem geográfica e o volume de artigos publicado nos últimos cinco anos sobre a temática aprendizagem organizacional em redes sociais em nível nacional e internacional? A partir desse questionamento delimitamos o seguinte objetivo: analisar a produção científica sobre a temática Aprendizagem Organizacional em Redes Sociais no período 2014 a 2018. A busca foi realizada na base de dados Scopus utilizando os seguintes descritores: “aprendizagem organizacional” AND “redes sociais” e “organizational learning” AND “social networks ". Após a utilização de filtros foram recuperados e analisados 46 artigos, tendo como autoria e coautoria pesquisadores com mais 30 nacionalidades e instituições. A produção referente à temática está em crescimento, visto que no ano de 2018 houve um incremento, perfazendo 48% de toda a produção do período analisado. Em sua grande maioria tanto as instituições quanto os autores produziram colaborativamente, tornando explícita a existência de redes de coautoria, a partir das quais constata-se a interação e o compartilhamento de conhecimento e informações entre os atores e instituições.

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Publicado
2020-03-24
Como Citar
de Medeiros Matos Autran , M., Belarmino da Silva, J. K., & Lopes Felix, V. (2020). APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM REDES SOCIAIS. Perspectivas Em Gestão & Conhecimento, 10(Especial), 160-175. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/49608