AS CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NOS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO CONTEXTO DAS BIBLIOTECAS TÉCNICO-ACADÊMICAS

Autores

  • Carlos Henrique da Silva Sousa Instituto Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0002-0783-6877
  • Naira Michelle Alves Pereira Instituto Federal do Sertão de Pernambuco
  • Felipe Ferreira da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Jonathas Luiz Carvalho Silva Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2020v10n3.55306

Resumo

Este estudo objetiva demonstrar como a gestão do conhecimento pode contribuir nos processos de mediação da informação nas bibliotecas técnico-acadêmicas dos institutos federais, tornando-se uma ferramenta de fundamental apoio para os bibliotecários nos processos de mediação. Para o alcance do objetivo proposto, apresentamos uma compacta revisão da gestão do conhecimento e da mediação da informação buscando identificar e revelar os possíveis pontos de convergência desses processos bem como seus benefícios e vantagens para essas bibliotecas. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e se caracteriza como de natureza exploratório-descritiva. Como resultado, podemos observar que a gestão do conhecimento pode contribuir de modo expressivo nos processos de mediação da informação nas bibliotecas técnico-acadêmicas, de maneira implícita ou explícita, através da dinâmica de suas ações e práticas, elevando a qualidade de seus serviços e produtos, estimulando a inovação nesses ambientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique da Silva Sousa, Instituto Federal do Ceará

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Fernando Pessoa, Portugal. Bibliotecário-Documentalista do Instituto Federal do Ceará, Brasil.

Naira Michelle Alves Pereira, Instituto Federal do Sertão de Pernambuco

Mestra em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri, Brasil. Bibliotecária do Instituto Federal do Sertão de Pernambuco, Brasil.

Felipe Ferreira da Silva, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri, Brasil. Bibliotecário da Universidade Federal do Ceará, Brasil.

Jonathas Luiz Carvalho Silva, Universidade Federal do Cariri

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Professor da Universidade Federal do Cariri, Brasil.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

Sousa, C. H. da S., Pereira, N. M. A., Silva, F. F. da, & Silva, J. L. C. (2020). AS CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NOS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO CONTEXTO DAS BIBLIOTECAS TÉCNICO-ACADÊMICAS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(3), 3–18. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2020v10n3.55306

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles