GESTÃO DO CONHECIMENTO HOLÍSTICA: ANÁLISE DE ADERÊNCIA DO MODELO DE BUKOWITZ E WILLIAMS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2020v10n3.55457

Resumo

O paradigma holístico é pontuado, longitudinalmente, como uma abordagem a ser considerada no desenvolvimento de modelos de Gestão do Conhecimento. Mediante a esse ajuizamento, a Gestão do Conhecimento holística é caracterizada nessa pesquisa e suas dimensões são delineadas, de forma a conceber um alicerce conceitual para que se alcance o objetivo de analisar a aderência do modelo de Bukowitz e Williams (2002) a Gestão do Conhecimento holística. Esta pesquisa emprega a Análise de Conteúdo qualitativa para examinar o referido modelo e a abordagem quantitativa para identificar o grau percentílico de sua aderência a Gestão do Conhecimento holística. Por resultado o modelo de Bukowitz e Williams (2002) se adere em 69,2% pontos percentuais a Gestão do Conhecimento holística, conforme caracterização apresentada nessa pesquisa. Conclui-se que há oportunidades para o desenvolvimento de novos modelos de gerenciamento do conhecimento pautado no paradigma holístico e que esses podem considerar os delineamentos apresentados nessa pesquisa. Desta forma, esse estudo contribui para a discussão apontando elementos a serem considerados em novos modelos de Gestão do Conhecimento que, se acredita, poderão vir a nortear acadêmicos e empresas quanto ao desenvolvimento de possíveis modelos que busquem integrar todos os aspectos aqui apresentados. A análise de outros modelos de Gestão do Conhecimento, considerando os procedimentos metodológicos empregados nesse artigo, é uma sugestão de pesquisa futura para que se possa compreender o quanto a academia tem caminhado para o alcance do holos no gerenciamento do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Corrêa, Universidade FUMEC e UFMG

Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Fundação Mineira de Educação e Cultura, Brasil. Professor da Fundação Mineira de Educação e Cultura, Brasil.

Cláudio Paixão Anastácio de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Jurema Suely de Araujo Nery Ribeiro, Universidade FUMEC

Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Fundação Mineira de Educação e Cultura, Brasil. Professora da Fundação Mineira de Educação e Cultura, Brasil.

Renata de Souza França, Universidade FUMEC e UEMG

Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Fundação Mineira de Educação e Cultura, Brasil. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil.

Fabrício Ziviani, Universidade FUMEC, UEMG e FDC

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais e da Fundação Dom Cabral, Brasil.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

Corrêa, F., Paula, C. P. A. de ., Ribeiro, J. S. de A. N., França, R. de S. ., & Ziviani, F. (2020). GESTÃO DO CONHECIMENTO HOLÍSTICA: ANÁLISE DE ADERÊNCIA DO MODELO DE BUKOWITZ E WILLIAMS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(3), 101–130. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2020v10n3.55457

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles