Gestão da Informação da biodiversidade molecular Amazônica com foco em desenvolvimento de fármacos: proposta de Sistema de Avaliação do Potencial para Inovação de Biomoléculas – SInBIOMOL

Autores

  • Paulo Alexandre do Couto Simonetti Universidade Federal do Amazonas
  • Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves Universidade Federal do Amazonas
  • Danielly Oliveira Inomata

Resumo

A biodiversidade no Bioma Amazônico é tão grande e os estudos químicos e farmacológicos de seus recursos naturais tão dispersos que raros são os casos reais da geração de fármacos ou mesmo de outros produtos farmacêuticos (cosméticos e fitoterápicos) da biodiversidade amazônica. Este trabalho teve como objetivo descrever o percurso metodológico utilizados para a gestão da informação da biodiversidade molecular Amazônica, no que tange ao desenvolvimento de fármacos, para isso buscou mapear as substâncias isoladas dos recursos que possuem atividade biológica comprovada e desenvolver e aplicar um sistema de avaliação para classificar essas substâncias de acordo com sua potencialidade de gerar um produto farmacêutico. As fontes para mapeamento das substâncias são as teses e dissertações da Universidade Federal do Amazonas e a classificação foi feita a partir, entre outros fatores, de dados científicos (mapeamento da ciência) e tecnológicos (análise de patentes) já existentes. A metodologia proposta baseou-se nas teorias do Design Science Research (DSR) constituindo-se da elaboração de uma avaliação a partir de indicadores associados ao desenvolvimento de medicamento da indústria farmacêutica, sob o titulo de Sistema de Avaliação do Potencial para Inovação de Biomoléculas - SInBIOMOL . De acordo com os resultado obtidos, entende-se que a SInBIOMOL poderá vir a auxiliar: 1) Na catalogação e classificação do conhecimento associado à biodiversidade molecular amazônica; 2) No direcionamento de investimentos para pesquisas com maiores potenciais de gerarem produtos farmacêuticos; e, 3) na criação de políticas públicas e institucionais que contribuam com o ambiente inovador associado a esta temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Alexandre do Couto Simonetti, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Biotecnologia com foco em Gestão da Inovação pela Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Política Científica e Tecnológica (interdisciplinar) pela Universidade de Campinas, Brasil. Doutora em Processus d`Inovation Changements Organisationnel no Centre International de Recherche Sur l`Environnement et le Devellopment, França. Professora da Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

Danielly Oliveira Inomata

Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora da Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

Downloads

Publicado

30-08-2021

Como Citar

do Couto Simonetti, P. A. ., Rodrigues Chaves, M. do P. S. ., & Inomata, D. O. (2021). Gestão da Informação da biodiversidade molecular Amazônica com foco em desenvolvimento de fármacos: proposta de Sistema de Avaliação do Potencial para Inovação de Biomoléculas – SInBIOMOL . Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 11(2), 85–104. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/55501

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles