(IR)Responsabilidade social corporativa percebida pelos stakeholders: revisão sistemática

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Resumo

Esse estudo tem como objetivo, compreender as percepções dos stakeholders sobre as práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e Irresponsabilidade Social Corporativa (ISC). Para isso foi realizada uma revisão sistemática de literatura nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Web of Science, ScienceDirect, Scopus® e Spell a fim de obter trabalhos relacionados à temática. Os resultados indicaram 10 artigos que atenderam aos objetivos estabelecidos e denotam a importância das percepções acerca das ações socialmente responsáveis ou irresponsáveis das empresas. Conclui-se que, a percepção de ISC, tem maior força e reações externas do que as percepções positivas de RSC. Foi evidenciada a relação entre RSC, autenticidade e imagem corporativa, possibilitada pela percepção positiva dos stakeholders. Por outro lado, a ISC tem potencial para prejudicar a reputação organizacional, visto que partes interessadas estão, cada vez mais, atentas aos impactos que a organização exerce na sociedade. Além disso, as ações de RSC devem ser orientadas ao atendimento das necessidades dos indivíduos e/ou comunidades, ao passo que podem ser percebidas como ilegítimas ou com descrédito pelos diversos stakeholders.  Este estudo também contribui para demonstrar a importância de investigar a RSC sob um nível diferente de análise, ou seja, a irresponsabilidade social corporativa.

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Biografia do Autor

Flavia Massuga, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doutoranda em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brasil. Professora da Universidade Estadual do Centro Oeste, Brasil.

Simone Soares , Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doutoranda em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brasil. Professora no Centro Universitário Campo Real, Brasil.

Marli Kuasoski, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doutoranda em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brasil. Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brasil.

Carlos Alberto Marçal Gonzaga, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná, Brasil. Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brasil.

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Publicado

23-12-2021

Como Citar

Massuga, F., Soares , S., Kuasoski, M. ., & Marçal Gonzaga, C. A. (2021). (IR)Responsabilidade social corporativa percebida pelos stakeholders: revisão sistemática. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 11(3), 97–118. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/55737

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles