A GESTÃO DO CONHECIMENTO APLICADA A POLÍTICA PÚBLICA DE ESPORTE E LAZER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11nEspecial.57166

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar a gestão do conhecimento enquanto instrumento aplicável a política pública de esporte e lazer, levando-se em consideração as diversas etapas que compõem o ciclo da política. Para tal, neste ensaio elencou-se os pressupostos teóricos que permeiam a temática relacionando-os com as fases da política (formação da agenda, formulação, implementação e avaliação) no contexto esportivo. A partir dos dados são evidenciados nas fases do ciclo político os tipos e fontes de informações para sistematização da gestão do conhecimento no universo das políticas de esporte e lazer, envolvendo informações que permitem diagnosticar, acompanhar e avaliar o gerenciamento das ações mediante o levantamento de elementos que envolvem indicadores sociais, aspectos legais e burocráticos, os múltiplos agentes envolvidos, recursos orçamentários, recursos humanos e materiais, dentre outros.  As reflexões indicam um caminho para o processo de institucionalização da gestão do conhecimento no âmbito da gestão pública deste setor, porém ressalta também as limitações e fragilidades presentes nos contextos governamentais. De modo geral, conclui-se que a gestão do conhecimento se apresenta como uma ferramenta salutar a ser utilizada pelos gestores esportivos no sentido de sistematizar o fluxo de conhecimentos produzido pelo processo político em questão, bem como, organizar tais informações com vistas à qualificação da tomada de decisão com base em evidências técnico-científicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Pessoa Nery, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Santos Dumont

Doutor em Ciências do Exercício e Esporte pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Brasil. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Brasil.

Pedro Henrique Iglesiaz Menegaldo, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

Temistocles Damasceno Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade de Salvador, Brasil. Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

08-01-2021

Como Citar

Nery, L. C. P., Menegaldo, P. H. I., & Silva, T. D. (2021). A GESTÃO DO CONHECIMENTO APLICADA A POLÍTICA PÚBLICA DE ESPORTE E LAZER. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 11(Especial), 83–96. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11nEspecial.57166

Edição

Seção

Número Especial: Transformação Digital e Gestão do Conhecimento