GESTÃO DO CONHECIMENTO EM EMPRESA PÚBLICA: PRÁTICAS E INICIATIVAS ADOTADAS PELO POUPATEMPO

Autores

  • Ruggero Ruggieri Universidade Nove de Julho
  • Marcos Antonio Gaspar Universidade Nove de Julho
  • Celia Hatsumi Aihara Universidade Nove de Julho
  • Simone Martins Olivero

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11nEspecial.57311

Resumo

O objetivo desta pesquisa é verificar quais práticas e iniciativas de Gestão do Conhecimento (GC) mais contribuíram para a efetivação da adoção, operacionalização e gestão da política de Gestão do Conhecimento e Inovação do Decreto n. 53.963/2009 (SÃO PAULO, 2009), que instituiu a Política de Gestão do Conhecimento e Inovação para as organizações públicas paulistas. Esta é uma pesquisa descritiva qualitativa que empregou como instrumentos de pesquisa roteiro de entrevista semiestruturada, observação direta e análise documental de registros públicos. Foram obtidas 32 respostas de gestores e 70 respostas de funcionários técnicos no Poupatempo. As principais práticas e iniciativas efetivadas pelo Poupatempo foram: a) alta prioridade dada à iniciativa no nível mais alto da hierarquia; b) comprometimento da alta administração e das chefias intermediárias; c) alocação de recursos financeiros suficientes; d) disseminação de exemplos de casos reais de implementação da GC que demonstrassem visibilidade e ajudassem a convencer os colaboradores; e) sinalização de que a GC e da informação são prioritários para a qualidade do programa; f) emprego de metodologias que guiassem o processo de implantação do modelo de GC e, por fim; g) concentração de esforços em tecnologia da informação e comunicações, em vez de questões gerenciais ou ligadas às pessoas. Além disso, ressalta-se a importância da implementação de uma política de gestão do conhecimento com diretrizes e estratégias claramente definidas, visando assim agilizar o processo de institucionalização da GC na Administração Pública do Poupatempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruggero Ruggieri, Universidade Nove de Julho

Mestre em Informática e Gestão do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho, Brasil. Coordenador de Projetos em Sistemas de Operação da Prodesp/Poupatempo, Brasil.

Marcos Antonio Gaspar, Universidade Nove de Julho

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor da Universidade Nove de Julho, Brasil.

Celia Hatsumi Aihara, Universidade Nove de Julho

Doutoranda em Informática e Gestão do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho, Brasil. 

Simone Martins Olivero

Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho. Coordenadora de Gestão do Conhecimento e Indicadores da Prodesp/Poupatempo, Brasil.

Downloads

Publicado

30-03-2021

Como Citar

Ruggieri, R., Gaspar, M. A., Aihara, C. H., & Olivero, S. M. (2021). GESTÃO DO CONHECIMENTO EM EMPRESA PÚBLICA: PRÁTICAS E INICIATIVAS ADOTADAS PELO POUPATEMPO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 11(Especial), 56–70. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11nEspecial.57311

Edição

Seção

Número Especial: Transformação Digital e Gestão do Conhecimento