GESTÃO DO CONHECIMENTO E A MINERAÇÃO: PROPOSTA DE FRAMEWORK COMO ESTRATÉGIA DE NIVELAMENTO DOS CONHECIMENTOS ENTRE COLABORADORES DO MESMO CARGO

Autores

  • Amanda Braga de Almeida Universidade Federal de Ouro Preto
  • Alana Deusilan Sester Pereira Universidade Federal de Ouro Preto
  • Renan Araújo Macieira Instituto de Educação Tecnológica

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11nEspecial.57314

Resumo

O estudo objetiva propor um framework teórico-analítico que suscite reflexões de como as mineradoras podem implantar a gestão do conhecimento para auxiliar no nivelamento de conhecimentos dos colaboradores do setor de Manutenção em Instrumentação e Automação. Especificamente, pretende-se: (i) mapear na literatura trabalhos sobre a gestão do conhecimento na mineração; (ii) identificar como o Modelo de Referência da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento pode atender o caso; e (iii) elaborar um esquema teórico-analítico apresentando as etapas para implantação da gestão do conhecimento neste setor. Para tanto, realizaram-se uma pesquisa bibliográfica e inspiração em estudo de caso. Na coleta de dados, empregou-se as entrevistas com gestores; análise em documentos institucionais e observação in loco. Assim, constatou-se que os trabalhos não abordam as etapas de implantação da gestão do conhecimento em empresas mineradoras. Ademais, não aprofundam-se na discussão de quais conhecimentos deveriam ser gerenciados. Nesse sentido, visando reduzir essa lacuna, pressupõe-se que as organizações devem reconhecer quais conhecimentos devem ser trabalhados e quais sujeitos os necessitam. Tem-se, portanto, que diagnosticar os desafios e problemas de gestão do conhecimento, mapear os processos críticos, definir cada atividade e cargos envolvidos, identificar o processo de gestão do conhecimento a ser priorizado e selecionar e implementar práticas de gestão do conhecimento; sendo etapas cruciais para as organizações alcançarem seus objetivos de conhecimento e melhores resultados. Sugere-se para estudos futuros o acompanhamento e avaliação destas práticas de gestão do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Braga de Almeida, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil.

Alana Deusilan Sester Pereira, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Brasil. Professora da Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil.

Renan Araújo Macieira, Instituto de Educação Tecnológica

Graduado em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário de Minas Gerais, Brasil. Pós-graduando em Engenharia de Manutenção pelo Instituto de Educação Tecnológica, Brasil.

Downloads

Publicado

30-03-2021

Como Citar

Almeida, A. B. de, Pereira, A. D. S., & Macieira, R. A. (2021). GESTÃO DO CONHECIMENTO E A MINERAÇÃO: PROPOSTA DE FRAMEWORK COMO ESTRATÉGIA DE NIVELAMENTO DOS CONHECIMENTOS ENTRE COLABORADORES DO MESMO CARGO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 11(Especial), 97–114. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11nEspecial.57314

Edição

Seção

Número Especial: Transformação Digital e Gestão do Conhecimento