APRENDENDO DO JEITO MAIS DIFÍCIL: AS LIÇÕES APRENDIDAS COM OS DESASTRES

THE LESSONS LEARNED FROM CATASTROPHES

Autores

  • Isabel Cristina dos Santos Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11nEspecial.57368

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever as lições aprendidas com alguns dos maiores acidentes em diferentes subáreas da Engenharia, como Aeronáutica, Civil e Nuclear. Baseia-se em uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, de caráter histórico-documental, desenvolvida com dados coletados em relatórios oficiais, documentos, materiais e registros fotográficos de domínio público e documentários. Os resultados apontaram lições aprendidas com eventos trágicos, ressaltando a urgência de revisão de procedimentos, materiais e projetos que colaboraram para as ocorrências das catástrofes. Observou-se que a investigação das causas dos acidentes constituiu um laboratório vivo que resultou em novas descobertas e criou padrões de gerenciamento de riscos com impactos na gestão e segurança dos projetos. Além disso, foram novos campos de conhecimento foram criados, a partir dos quais novas técnicas e também novas recomendações, desde o uso de materiais até novos protocolos de atendimento às vítimas e seus familiares, foram formalizadas. A principal contribuição deste trabalho é ressaltar a urgência do aprendizado com catástrofes no sentido de mitigar, em uma perspectiva multidisciplinar, o risco de ocorrência de tragédias futura).

 Palavras-chave: Gestão de Conhecimento. Inovação Tecnológica. Lições Aprendidas com Catástrofes. Gestão de Risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cristina dos Santos, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutora em Engenharia pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

30-03-2021

Como Citar

Santos, I. C. dos. (2021). APRENDENDO DO JEITO MAIS DIFÍCIL: AS LIÇÕES APRENDIDAS COM OS DESASTRES: THE LESSONS LEARNED FROM CATASTROPHES. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 11(Especial), 164–179. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11nEspecial.57368

Edição

Seção

Número Especial: Transformação Digital e Gestão do Conhecimento