A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS ORGANIZAÇÕES: REFLEXÕES SOBRE AS COMPETÊNCIAS DE UM GESTOR DO CONHECIMENTO

Autores

  • Valeria Macedo
  • Larriza Thurler
  • Elaine Ferreira Dias UFRJ
  • Marcos Cavalcanti

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11nEspecial.57565

Resumo

Este artigo apresenta a relevância da formação profissional em gestão do conhecimento (GC) no Brasil, em um momento atípico de pandemia quando a aceleração na transformação digital pelas empresas está provocando rápidas mudanças e demandas de novas competências humanas. Com o resgate de conceitos de gestão do conhecimento e do papel do trabalhador do conhecimento na abordagem teórica, este estudo exploratório e descritivo utilizou-se de dados secundários capturados no site do Ministério da Educação e de uma pesquisa online com 35 ex-alunos do primeiro curso ofertado em GC – o programa lato sensu Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial oferecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) por meio do seu laboratório de pesquisa – Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE). Os resultados demonstraram que a maioria dos alunos atuam em áreas que possibilitam as novas formas de trabalho (home office) e que a especialização em gestão do conhecimento, além de ser multidisciplinar, pode ser transversal a várias áreas que demandam deste gestor. As principais competências deste gestor são ter visão estratégica, comunicação, conhecer as ferramentas de GC, organização, flexibilidade e solucionar problemas além de reforçar sua atuação como linker e networker segundo a tipologia do trabalhador do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeria Macedo

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Elaine Ferreira Dias, UFRJ

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Marcos Cavalcanti

Doutor em Informática pela Université de Paris XI (Paris-Sud), França. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

30-03-2021

Como Citar

Macedo, V., Thurler, L., Dias, E. F., & Cavalcanti, M. (2021). A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS ORGANIZAÇÕES: REFLEXÕES SOBRE AS COMPETÊNCIAS DE UM GESTOR DO CONHECIMENTO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 11(Especial), 115–130. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11nEspecial.57565

Edição

Seção

Número Especial: Transformação Digital e Gestão do Conhecimento