DIAGNÓSTICO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR PÚBLICO: ESTUDO DE CASO NO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS

Autores

  • Luiz Augusto de Medeiros Lira Universidade Federal de Alagoas
  • Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11nEspecial.57574

Resumo

A Gestão do Conhecimento (GC) se mostra como alternativa para as organizações públicas, auxiliando-as no enfrentamento dos desafios da era do conhecimento. Seu conjunto de práticas e abordagens colabora para o aprimoramento dos processos, produtos e serviços prestados à sociedade, manifestando-se através da inovação e da aprendizagem continuada. A presente pesquisa teve por objetivo diagnosticar o grau de maturidade em GC do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), identificando pontos fortes e oportunidades de melhoria. Para tanto, utilizou-se do instrumento de avaliação que integra o Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira (MGCAPB). O diagnóstico do grau de maturidade em GC do CBMAL ratificou a hipótese da pesquisa, no que tange ao estágio inicial da GC na corporação, evidenciando uma lacuna de desenvolvimento até o mais elevado nível de maturidade em GC, que corresponde à institucionalização. Ademais, este processo de autoavaliação colaborou na identificação de pontos fortes e oportunidades de melhoria da GC na organização, dando base para a consolidação das demais etapas do processo de institucionalização. A contribuição acadêmica do presente estudo se atesta pela originalidade da abordagem conferida ao tema em uma organização bombeiro militar, que poderá ser estendida a instituições de natureza similar, nas áreas de defesa e segurança pública do Brasil e do exterior. Trata-se de uma aplicação prática do MGCAPB, reafirmando sua viabilidade e colaborando para o retrato do atual estado do setor público brasileiro em termos de GC. Inicia o processo de institucionalização, ao cumprir a etapa de diagnóstico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Augusto de Medeiros Lira, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Alagoas, Brasil. Oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, Brasil.

Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, Brasil. Professor da Universidade Federal de Alagoas, Brasil.

Downloads

Publicado

06-02-2021

Como Citar

Lira, L. A. de M., & Pinto, I. M. B. S. (2021). DIAGNÓSTICO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR PÚBLICO: ESTUDO DE CASO NO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS . Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 11(Especial), 35–55. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11nEspecial.57574

Edição

Seção

Número Especial: Transformação Digital e Gestão do Conhecimento