A influência do ambiente político-legal sobre a cadeia de valor da inovação do ecossistema de startups do estado de Minas Gerais: a visão dos gestores de empresas de tecnologia

Autores

Resumo

As startups são empresas que objetivam a disrupção e a quebra de paradigmas e desempenham um importante papel no processo de desenvolvimento do país. Nesse contexto, nota-se que o Ambiente Político-Legal se apresenta como um conjunto de fatores com grande potencial de afetar as inciativas inovadoras e todo o ecossistema que envolve essas empresas e, consequentemente, sua Cadeia de Valor da Inovação. Este trabalho tem como objetivo mensurar o grau de influência que o Ambiente Político-Legal exerce sobre a Cadeia de Valor da Inovação do Ecossistema de Startups do estado de Minas Gerais, após a decretação da Lei 12.846/2013 (Lei Anticorrupção), segundo a visão de gestores empresas de tecnologia. Para se atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa, com a utilização de um questionário estruturado como instrumento de coleta de dados. A técnica de análise fatorial confirmatória foi utilizada para testar as hipóteses propostas. Os resultados da pesquisa apontaram que o Ambiente Legal exerce influência significativa e positiva sobre a Cadeia de Valor da Inovação do Ecossistema de Startups de Minas Gerais e que a Lei Anticorrupção exerce influência significativa sobre a relação Ambiente Legal x Cadeia de Valor da Inovação. Já o Ambiente Político não exerce influência significativa e positiva sobre a Cadeia de Valor da Inovação do Ecossistema de Startups de Minas Gerais e a Lei Anticorrupção não exerce influência significativa sobre a relação Ambiente Político x Cadeia de Valor da Inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eric de Paula Ferreira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC, Brasil. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil.

Renata de Souza França, Universidade Estadual de Minas Gerais

Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC, Brasil.

Fábio Corrêa, Universidade FUMEC

Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC, Brasil. Professor da Universidade FUMEC, Brasil. 

Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro

Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC, Brasil. Professora da Universidade FUMEC, Brasil. 

Fabrício Ziviani, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil. 

Downloads

Publicado

27-12-2023

Como Citar

Ferreira, E. de P., França, R. de S., Corrêa, F., Ribeiro, J. S. de A. N. ., & Ziviani, F. (2023). A influência do ambiente político-legal sobre a cadeia de valor da inovação do ecossistema de startups do estado de Minas Gerais: a visão dos gestores de empresas de tecnologia. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 13(3), 154–177. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/58970

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles