Estudo sobre a utilização de aplicativo para agilizar processos da Secretaria da Fazenda na Prefeitura do município de Londrina

Autores

  • Antonio Costa Gomes Filho Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Lívia Marques Sperandio Gomes
  • Luciana Cipriano Cabral
  • Maria Ines Silva

Resumo

O objetivo desta pesquisa é verificar a opinião das pessoas envolvidas no setor quanto à utilização de um aplicativo de smartphone para modernizar processos no protocolo da Secretaria Municipal de Fazenda. A metodologia é um estudo de caso. Os sujeitos pesquisados são os servidores atuantes na Praça de Atendimento da Secretaria da Fazenda de Londrina e usuários dos seus serviços (amostra de 82%). Os questionários aplicados, tanto para os servidores quanto para os contribuintes (amostra de 2,5%), contêm 10 perguntas e buscam obter o perfil dos participantes (sexo, faixa etária, escolaridade e renda mensal), o tempo médio de atendimento, a opinião dos mesmos quanto à implantação de aplicativo nos serviços ali prestados e se sua utilização traria melhorias. Os procedimentos metodológicos incluem as etapas de levantamento da literatura, elaboração de questionário, teste piloto de questionário, aplicação e tabulação dos dados do questionário. Ao analisar casos de outros órgãos onde houve essa iniciativa, verifica-se que os resultados são positivos. Os dados obtidos através de questionários apresentam resultado favorável para a implantação dessa ação na Secretaria Municipal de Fazenda da Prefeitura de Londrina. Conclui-se que há meios de modernizar os processos do setor, que ações inovadoras são desafiantes, mas não são impossíveis de serem implantadas, e que no caso analisado há ambiente positivo para a mudança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Costa Gomes Filho, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brasil.

Lívia Marques Sperandio Gomes

Graduada em Tecnologia em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brasil. Técnica de Gestão Pública da Prefeitura do Municipio de Londrina, Paraná, Brasil.

Luciana Cipriano Cabral

Graduada em Tecnologia em Gestão pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brasil. Técnica de Gestão Pública da Prefeitura do Município de Londrina, Paraná, Brasil.

Maria Ines Silva

Graduada em Tecnologia em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brasil. Técnica de Gestão Pública da Prefeitura do Município de Londrina, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

30-08-2021

Como Citar

Gomes Filho, A. C., Gomes, L. M. S., Cabral, L. C. ., & Silva, M. I. (2021). Estudo sobre a utilização de aplicativo para agilizar processos da Secretaria da Fazenda na Prefeitura do município de Londrina. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 11(2), 123–137. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/58988

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles