O sentido do trabalho: um estudo com garis em uma cidade de médio porte

Autores

  • Flávio Gleison Gomes Meira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Almiralva Ferraz Gomes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Marcelo Santos Amaral Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo

Levando em consideração que os profissionais que lidam com o lixo sofrem com o preconceito e a desvalorização, esta pesquisa tem como objetivo analisar o sentido que garis atribuem ao trabalho realizado em Vitória da Conquista, região do sudoeste da Bahia. Para tanto, realiza um survey, de natureza empírica e do tipo descritivo-exploratório. Além disso, adota formulários e entrevistas com roteiro semiestruturadas como instrumento de coleta, com isso, os dados receberam tratamento quali-quantitativo. Os resultados revelam que os garis atribuem como principais fatores de sentido ao trabalho ter um salário que proporcione pagar todas as contas, ter um bom relacionamento com os colegas e ter uma carreira estável. Para a maioria deles, o atual emprego se enquadra nesses requisitos. Ademais, além do sentimento de desvalorização, por tudo que cerca o trabalho, os trabalhadores se sentem felizes e satisfeitos em ter um emprego estável que lhes permite sustentar a família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Gleison Gomes Meira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil.

Almiralva Ferraz Gomes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras, Brasil. Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil.

Marcelo Santos Amaral, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

30-08-2022

Como Citar

Gomes Meira, F. G., Gomes, A. F., & Santos Amaral, M. (2022). O sentido do trabalho: um estudo com garis em uma cidade de médio porte. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(2), 105–125. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/59532

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles