Redes de gestão socioambiental: a transferência do conhecimento na criação de valor em cooperativas de materiais recicláveis

Autores

  • Roberto Bazanini Universidade Paulista - UNIP
  • Tirone Chahid Lanix Universidade Paulista
  • Celso Machado Júnior Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Miguel Eugenio Minuzzi Vilanova Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
  • Ricardo Daniel Adra Universidad del Comahue

Resumo

A pesquisa tem como objetivo identificar os fatores relacionados a transferência de conhecimento como criação de valor pelos stakeholders nas cooperativas de materiais recicláveis na cidade de São Paulo. Por meio de pesquisa exploratório-descritiva, estudo de caso múltiplo.  Para a coleta de dados, foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado junto aos catadores, representantes e técnicos das cooperativas. De forma adicional foram utilizadas as técnicas de análise documental e de observação direta com o auxilio do Diário de Campo. A partir da análise dos dados foi possível observar que os stakeholders definitivos, dominantes e dependentes transferem o conhecimento explicito enquanto os stakeholders discretos, o conhecimento tácito.  Os resultados da pesquisa apontam que a transferência do conhecimento por meio da governança colaborativa aos gestores das cooperativas permite construir instrumentos para multiplicação do conhecimento adequado a realidade dos cooperados.  Conclui-se então que, embora o modelo de saliência recomende tratamento diferenciado aos diferentes stakeholders, decorrentes dos atributos de poder, legitimidade e urgência, a transferência do conhecimento nas redes de gestão socioambiental, por meio da governança colaborativa, possibilita a criação de valor para todos os agentes envolvidos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Bazanini, Universidade Paulista - UNIP

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- Brasil. Professor da Universidade Paulista, Brasil.

Tirone Chahid Lanix, Universidade Paulista

Mestre em Administração pela Universidade Paulista, Brasil. Professor da Universidade Paulista, Brasil.

Celso Machado Júnior, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho, Brasil. Professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Brasil.

Miguel Eugenio Minuzzi Vilanova, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Doutorando em Administração pela Universidade Paulista, Brasil. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Brasil.

 

Ricardo Daniel Adra, Universidad del Comahue

Mestre em Gestión empresarial pela Universidad Nacional del Comahue, Argentina. Professor da Universidad Nacional del Comahue, Argentina.

Downloads

Publicado

28-04-2022

Como Citar

Bazanini, R., Chahid Lanix, T. ., Machado Júnior, C. ., Minuzzi Vilanova, M. E., & Adra, R. D. (2022). Redes de gestão socioambiental: a transferência do conhecimento na criação de valor em cooperativas de materiais recicláveis. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(1), 35–60. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/60351

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles