Gestão do conhecimento em startups do Agronegócio

Autores

  • Marcelo Mendes da Silva Donda Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Giuliana Aparecida Santini Pigatto Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Eduardo Guilherme Satolo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho https://orcid.org/0000-0002-8176-2423
  • Luiz Fernando Sommaggio Coletta Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho https://orcid.org/0000-0002-4542-8591

Resumo

O conhecimento é considerado um bem patrimonial para as organizações e, ainda, estimula a competitividade a partir de suas práticas de gestão do conhecimento. Nessa perspectiva, temos a seguinte questão de pesquisa: como a gestão do conhecimento contribui para o desenvolvimento de inovações em startups do agronegócio?  Enquanto objetivo, busca-se analisar como a gestão do conhecimento (fontes de conhecimento e perspectivas da criação do conhecimento) contribui para o desenvolvimento de inovações. O aprofundamento teórico acerca de Gestão do conhecimento e startups, além do estudo de caso com 29 organizações do estado de São Paulo indicaram que as startups utilizam fontes de conhecimento diversas, mormente as experiências acumuladas na organização, além de possuírem um ambiente organizacional interdisciplinar voltado para o compartilhamento de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Mendes da Silva Donda, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestre em Agronegócio e Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.

Giuliana Aparecida Santini Pigatto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade de São Carlos, Brasil.  Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.

Eduardo Guilherme Satolo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba, Brasil. Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.

Luiz Fernando Sommaggio Coletta, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.

Downloads

Publicado

23-12-2021

Como Citar

Donda, M. M. da S., Santini Pigatto, G. A., Satolo, E. G., & Sommaggio Coletta, L. F. (2021). Gestão do conhecimento em startups do Agronegócio. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 11(3), 16–36. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/60409

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles