O sistema de liderança nas organizações intensivas em conhecimento

Autores

  • Helen Fischer Günther Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Cristiano José Castro de Almeida Cunha Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12nespecial.62060

Resumo

Este estudo propõe analisar a liderança como sistema. Para tanto, este ensaio teórico se apoia no sistemismo e, a partir daí, localiza a organização como subsistema do sistema sociedade e a liderança como um subsistema da organização, que tem a função de desenvolver, promover inovações e mudanças ou dar suporte à gestão nesse sistema e no respectivo ambiente. Ser (ou estar) líder deve ser visto como um papel transitório a ser exercido por diferentes pessoas, em diferentes situações, para alcançar objetivos específicos. Como resultados, a atuação dos líderes é direcionada a facilitar a existência e a disponibilidade das informações necessárias e do conhecimento por meio de processos organizacionais, com um impacto significativo na efetividade organizacional. Da mesma forma, o apoio da gerência é um fator crítico para sustentar o sucesso da GC nas organizações, em que a liderança proporciona o ambiente de gestão que encoraja a GC por meio da criação e reutilização do conhecimento pelos membros da organização, fornecendo os recursos adequados. Conclui-se que o sistema de liderança é o conjunto de recursos e processos que operam para criar realidades na organização e que esse sistema alavanca a GC nas OIC por meio de 27 possíveis atividades. A discussão permite avançar no entendimento da importância que o sistema de liderança exerce sobre as organizações intensivas em conhecimento, que conectada ao sistema de gestão do conhecimento pode ativar a implementação da estratégia e conferir maior efetividade à organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen Fischer Günther, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil.

Cristiano José Castro de Almeida Cunha, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Administração de Empresas pelo Rheinisch-Westfalische Technische Hochschule Aachen, Alemanha. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

21-03-2022

Como Citar

Fischer Günther, H., & Castro de Almeida Cunha, C. J. (2022). O sistema de liderança nas organizações intensivas em conhecimento. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(especial), 33–47. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12nespecial.62060

Edição

Seção

Número Especial: Colaboração, Transformação e Inovação