Modelagem de processos como auxílio da gestão do conhecimento: uma aplicação em uma universidade pública
Resumo
A gestão focada no resultado, no desempenho e nos clientes vem sendo cada vez mais adotada pela administração pública. As Instituições Públicas de Ensino Superior, em suas funções de ensino, pesquisa e extensão, atendendo à sociedade, estão nesse contexto de busca pela excelência, melhorando seus processos acadêmicos e administrativos. Este artigo tem o objetivo de propor a modelagem de processos de negócio usando a notação Business Process Modeling and Notation, visando representar o cenário atual de um dos processos do macroprocesso de Compras da Universidade Estadual do Norte Fluminense, combinada com a aplicação do modelo Socialização, Externalização, Combinação e Internalização, facilitando a Gestão do Conhecimento Organizacional. Foi utilizada uma metodologia classificada como Design Science Research, que contemplou a seleção de cinco trabalhos relacionados e o desenvolvimento de um artefato, ou seja, da modelagem de um processo de negócio relacionado à Gerência de Compras da universidade. Foram identificados os tipos de conhecimento com base nas atividades mapeadas e suas interações. O artefato desenvolvido aplicado à Gestão do Conhecimento Organizacional contribuiu com a identificação dos conhecimentos tácito e explícito do processo no contexto em estudo, com a elaboração do modelo SECI presente nas atividades integrantes da análise BPM, proporcionando a classificação do conhecimento identificado na modelagem nas fases de Socialização (tácito-tácito), Externalização (tácito-explícito), Combinação (explícito-explícito) e Internalização (explícito-tácito).