Conhecimento dos gestores sobre gestão de custos: uma abordagem do isomorfismo institucional em pequenas empresas do setor têxtil

Autores

  • Rosana Santos de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0001-9413-2394
  • Carlos Eduardo Facin Lavarda Universidade Federal de Santa Catarina
  • Valdirene Gasparetto Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

A pesquisa tem como objetivo avaliar a relação do conhecimento dos gestores com os hábitos e rotinas da gestão de custos, em uma abordagem do isomorfismo institucional em pequenas empresas do setor têxtil. Para tanto, uma survey foi realizada tendo como população empresas do setor têxtil do Estado do Pará. A amostra compõe-se de 58 respondentes do questionário. Para testar as hipóteses, utilizou-se a modelagem de equações estruturais. Os resultados apontam que o isomorfismo institucional tem influência significativa em relação ao conhecimento dos gestores e nos hábitos e rotinas da gestão de custos. O conhecimento dos gestores também medeia a relação entre o isomorfismo institucional e os hábitos e rotinas. A pesquisa conclui que as pequenas empresas do setor têxtil estudado buscam em outras empresas informações para sobressair e continuar no mercado, por meio do isomorfismo institucional como mecanismo para se alinharem às práticas estabelecidas, principalmente aquelas relacionadas à gestão de custos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Santos de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Carlos Eduardo Facin Lavarda, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Contabilidade pela Universitat de Valencia, Espanha. Professor da Universidde Federal de Santa Catarina, Brasil.

Valdirene Gasparetto, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

31-08-2023 — Atualizado em 08-09-2023

Versões

Como Citar

Oliveira, R. S. de, Lavarda, C. E. F., & Gasparetto, V. (2023). Conhecimento dos gestores sobre gestão de custos: uma abordagem do isomorfismo institucional em pequenas empresas do setor têxtil. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 13(2), 116–132. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/62822 (Original work published 31º de agosto de 2023)

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles