Compartilhamento de conhecimento em comunidades de prática no poder judiciário brasileiro: barreiras, viabilizadores e motivadores

Autores

Resumo

Este trabalho discute o compartilhamento de conhecimento em comunidades de prática. Seu principal propósito consiste no estudo da relação entre barreiras, viabilizadores e motivação para CC em uma comunidades de prática informal do Poder Judiciário brasileiro. Desenvolveu-se um modelo de pesquisa, com hipóteses para confirmação e avaliação do problema de pesquisa. As hipóteses foram testadas por meio de regressão múltipla, com análise fatorial confirmatória, modelagem de equações estruturais e mediação em análise de vias (direta e indireta) para se compreender as condicionantes para o compartilhamento de conhecimento nas comunidades de prática analisada. Os resultados na referida comunidade apontam que: exercer função gerencial e a confiança no ambiente e em colaboradores são preditores para o compartilhamento de conhecimento; os construtos barreiras, motivadores e viabilizadores são também preditores para o compartilhamento de conhecimento; fatores motivadores influenciam barreiras e viabilizadores ao compartilhamento de conhecimento; não foram observados efeitos diretos ou indiretos das barreiras como mediador entre os fatores motivadores e o compartilhamento de conhecimento; foi observado efeito indireto dos viabilizadores como mediadores entre os fatores motivadores e o compartilhamento de conhecimento, porém não se observa o efeito direto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Ferreira Lima Junior

Mestre em Governança, Tecnologia e Inovação pela Universidade Católica de Brasília, Brasil.

Edilson Ferneda, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Computação pela Université Montpellier II, França. Professor da Universidade Católica de Brasília, Brasil.

Hércules Antonio do Prado, Universidade Cat´ólica de Brasília

Doutor em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professor da Universidade Católica de Brasília, Brasil.

Ana Paula Berenardi da Silva

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília, Brasil. Professora da Universidade Católica de Brasília, Brasil.

Downloads

Publicado

27-12-2023

Como Citar

Lima Junior, L. F., Ferneda, E., Prado, H. A. do, & Silva, A. P. B. da . (2023). Compartilhamento de conhecimento em comunidades de prática no poder judiciário brasileiro: barreiras, viabilizadores e motivadores. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 13(3), 59–91. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/63028

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles