Bibliometria: produção acadêmica brasileira divulgada nos periódicos científicos Qualis A da área Ciência da Informação

Autores

  • Henrique César Melo Ribeiro Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)
  • Rosany Corrêa Universidade Estadual do Piauí

Resumo

A pesquisa tem como objetivo investigar a representatividade e as particularidades da produção científica e das redes de colaboração sobre o tema bibliometria divulgadas nos periódicos científicos nacionais Qualis A da Área da Ciência da Informação de 2011 a 2020. O estudo utilizou as técnicas da bibliometria e da análise de redes sociais, sendo que está última de maneira mais predominante. Os principais resultados foram: Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal de Santa Catarina ficaram em ênfase nas centralidades e também na produtividade sobre a temática bibliometria. Além do Brasil, a Espanha fico em evidência neste estudo tanto na produção de papers sobre o assunto bibliometria, como também nas redes de centralidade local e global. No que se refere as redes de colaboração, observa-se que em todas a densidade foi baixa, com realce para poucos atores centrais. O estudo conclui que existe uma visão contemporânea acerca da produção científica do tema bibliometria sob a óptica das revistas científicas A1 e A2 da área Ciência da Informação, possibilitando com isso entender e compreender como o referido tema é concebido, difundido, disseminado e socializado no meio acadêmico do referido campo do saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique César Melo Ribeiro, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho, Brasil. Professor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, Brasil.

Rosany Corrêa, Universidade Estadual do Piauí

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho, Brasil. Professora da Universidade Estadual do Piauí, Brasil.

Downloads

Publicado

30-08-2022

Como Citar

Ribeiro, H. C. M., & Corrêa, R. (2022). Bibliometria: produção acadêmica brasileira divulgada nos periódicos científicos Qualis A da área Ciência da Informação. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(2), 209–231. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/63146

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles