Reflexões iniciais sobre a Ética do Arquivista: os pressupostos Freirianos e algumas questões sociolaborais arquivísticas

Autores

  • Meri Nádia Marques Gerlin Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marcelo Calderari Miguel Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-7876-9392
  • Rosa da Penha Ferreira da Costa Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Neste artigo, de caráter ensaístico, discute-se alguns aspectos da ética do arquivista a partir de ideias de Paulo Freire. A pesquisa tem como objetivo identificar pontos da ética universal do ser humano e sua importância como um código na atuação do arquivista. O viés metodológico resgata textos clássicos, de Freire, intitulado ‘O compromisso do profissional com a sociedade’ e a obra ‘Educação como prática da liberdade’ para construir reflexões acerca da atuação profissional. Com a pesquisa bibliográfica, o estudo retrata e reflete os dilemas da ética profissional e dialoga com outros pensadores contemporâneos, destacando subsídios que ampliem a proposta dialética e dialógica, no contexto socio-histórico, cultural e político da ciência arquivística e âmbito da mediação informacional. O resultado situa os itens documentais indexados em base como: o Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto - do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia; a Base de Dados em Arquivística da Universidade de Brasília; a Base de Dados Pesquisas Arquivísticas Brasileiras; a Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação; e, a Biblioteca Eletrônica Scientific Periodicals Electronic Library. Os resultados mostram que a ética e o compromisso são preceitos essenciais para alta performance profissional e institucional. Conclui-se que os itens documentais selecionados são significativos para o estudo de revisão literária da ética e do comprometimento do arquivista perante a sociedade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Meri Nádia Marques Gerlin , Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Ciencias da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Professora da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Marcelo Calderari Miguel, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Rosa da Penha Ferreira da Costa, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil. Professora da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

 

Downloads

Publicado

30-08-2022

Como Citar

Gerlin , M. N. M. ., Calderari Miguel, M., & Costa, R. da P. F. da. (2022). Reflexões iniciais sobre a Ética do Arquivista: os pressupostos Freirianos e algumas questões sociolaborais arquivísticas. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(2), 20–39. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/63160

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles