Gestão do conhecimento e capital intelectual: abordando os wicked problems

Autores

Resumo

Desafios sociais sistêmicos denominados wicked problems, em português problemas perversos, ganharam espaço no debate global no século 21, e se tornaram objetos de estudos de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é verificar o interesse de teóricos de Gestão do conhecimento e de Capital intelectual  pela temática. Para tanto, realizou-se uma busca sistemática na base Scopus, com a combinação “wicked problems e Gestão do conhecimento ou Capital intelectual”. Obteve-se, após os filtros, apenas, sete artigos. A análise integrativa deste conjunto permiti considerar que: (i) Desafios sociais com a denominação de wicked problems, mobilizam poucas pesquisas em Gestão do conhecimento e Capital intelectual; (ii) No entanto, nas últimas décadas, novos ramos de estudos das áreas, em especial da linha de pesquisa em Inovação social, emergiram, principalmente, para abordar wicked problems,  com ou sem o uso desta nomenclatura; (iii) A interseção de Gestão do conhecimento ou Capital intelectual, e wicked problems se configura como um campo de estudo promissor: parte das teorias e práticas das áreas, se mostra adequada para tratar esta categoria de problemas; (iv) Mas, é necessário que os pesquisadores adotem o pensamento sistêmico, crítico, Inter e transdisciplinar, adequado para explorar wicked problems de forma sustentável, e que utilizem novos métodos de pesquisa. O estudo identificou seis categorias que ajudam a compreender como o conhecimento já desenvolvido na literatura das duas áreas, pode contribuir para abordar wicked problems. Estas categorias e outras quatro  novas frentes de investigação, são apresentadas como sugestões para futuras pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lúcia Corrêa Neves, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora Voluntária da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Gertrudes Dandolini, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

João Artur de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

07-07-2023

Como Citar

Neves, M. L. C., Dandolini, G., & Souza, J. A. de. (2023). Gestão do conhecimento e capital intelectual: abordando os wicked problems . Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 13(esp), 32–51. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/65541

Edição

Seção

Número Especial: Humanidade, Tecnologia e Conhecimento