Maturidade em Gestão do Conhecimento: análise da Secretaria Municipal de Defesa Social da Prefeitura de Contagem, Minas Gerais, Brasil

Autores

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar o nível de maturidade de Gestão do Conhecimento da Secretaria Municipal de Defesa Social da Prefeitura de Contagem, Minas Gerais, Brasil, haja vista que essa unidade atua diretamente com a sociedade e a impacta. Trata-se de uma pesquisa tipificada como exploratória-descritiva e estudo de caso. Para isso um questionário é empregado para apreender a percepção dos servidores da secretaria e a abordagem quantitativa é utilizada para análise dos dados. Primeiramente, a quantificação é orientada a validação dos indicadores, sendo utilizado o critério de Kaiser-Meyer-Olkin para a dimensionalidade, Alfa de Cronbach para a confiabilidade e o r de Pearson, junto ao p-Valor, para a validade. Em sequência, a média, desvio padrão e intervalo de confiança de 95% são utilizados para analisar e avaliar a maturidade da Gestão do Conhecimento. O software RStudio, versão 2021.09.2 Build 382, foi utilizado para esses cômputos. Por resultado, a Secretaria de Defesa Social analisada situa-se no terceiro nível de maturidade, denominado Incipiente, pois busca gerenciar o conhecimento e suas áreas críticas para seu sucesso. O total de 38 ações são articuladas para elevação desse nível de maturidade. Contribuições: Esta pesquisa tende a contribuir por fomentar o consenso quanto as áreas críticas a serem consideradas na Gestão do Conhecimento, bem como dispor de um meio para aferir a maturidade e promover sua aplicação prática para compreender essa vertente no contexto público. Como pesquisa futura é sugerida a replicação longitudinal da maturidade da Gestão do Conhecimento na referida Instituição Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Corrêa, Universidade FUMEC

Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC, Brasil. Professor da Universidade FUMEC, Brasil.

Leandro Alves Marins, Universidade FUMEC

Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC, Brasil. Servidor da Prefeitura de Contagem, Brasil.

Vinícius Figueiredo de Faria, Universidade FUMEC

Doutorando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC, Brasil.

Frederico Giffoni de Carvalho Dutra, Universidade FUMEC

Doutor em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professor da Universidade FUMEC, Brasil.

Zenóbio dos Santos Júnior, Universidade FUMEC

Doutorando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC, Brasil.

Downloads

Publicado

07-07-2023

Como Citar

Corrêa, F., Alves Marins, L. ., Figueiredo de Faria, V., Giffoni de Carvalho Dutra, F., & dos Santos Júnior, Z. . (2023). Maturidade em Gestão do Conhecimento: análise da Secretaria Municipal de Defesa Social da Prefeitura de Contagem, Minas Gerais, Brasil. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 13(esp), 69–83. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/65559

Edição

Seção

Número Especial: Humanidade, Tecnologia e Conhecimento