Maturidade em Gestão do Conhecimento: análise da Secretaria Municipal de Defesa Social da Prefeitura de Contagem, Minas Gerais, Brasil
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar o nível de maturidade de Gestão do Conhecimento da Secretaria Municipal de Defesa Social da Prefeitura de Contagem, Minas Gerais, Brasil, haja vista que essa unidade atua diretamente com a sociedade e a impacta. Trata-se de uma pesquisa tipificada como exploratória-descritiva e estudo de caso. Para isso um questionário é empregado para apreender a percepção dos servidores da secretaria e a abordagem quantitativa é utilizada para análise dos dados. Primeiramente, a quantificação é orientada a validação dos indicadores, sendo utilizado o critério de Kaiser-Meyer-Olkin para a dimensionalidade, Alfa de Cronbach para a confiabilidade e o r de Pearson, junto ao p-Valor, para a validade. Em sequência, a média, desvio padrão e intervalo de confiança de 95% são utilizados para analisar e avaliar a maturidade da Gestão do Conhecimento. O software RStudio, versão 2021.09.2 Build 382, foi utilizado para esses cômputos. Por resultado, a Secretaria de Defesa Social analisada situa-se no terceiro nível de maturidade, denominado Incipiente, pois busca gerenciar o conhecimento e suas áreas críticas para seu sucesso. O total de 38 ações são articuladas para elevação desse nível de maturidade. Contribuições: Esta pesquisa tende a contribuir por fomentar o consenso quanto as áreas críticas a serem consideradas na Gestão do Conhecimento, bem como dispor de um meio para aferir a maturidade e promover sua aplicação prática para compreender essa vertente no contexto público. Como pesquisa futura é sugerida a replicação longitudinal da maturidade da Gestão do Conhecimento na referida Instituição Pública.