Tecnologias digitais na Indústria 4.0 para a Gestão do Conhecimento

Autores

Resumo

O uso de tecnologias digitais, fomentado pela Indústria 4.0, tem revolucionado a gestão de operações industriais e do chão de fábrica, bem como viabilizado a inovação nos modelos de negócios, o que tem requerido a gestão do conhecimento para fortalecer as estruturas organizacionais gerando valor e aumentando o desempenho organizacional. Este trabalho buscou investigar quais tecnologias digitais estão sendo adotadas, por área da economia, associadas a gestão do conhecimento no contexto da Indústria 4.0. Para concretização deste estudo foi empreendida uma Revisão Sistemática de Literatura, de caráter bibliométrico baseada na identificação, categorização e quantificação dos dados coletados através do software Microsoft Excel. Este estudo justificou-se pela contemporaneidade do tema e por possibilitar a compreensão de quais tecnologias têm recebido destaque e onde estão sendo aplicadas. Identificou-se que há crescimento exponencial do número de pesquisas – decorrente do aumento de competitividade – predominantemente na manufatura e na academia. As tecnologias digitais adotadas são muito variáveis nas áreas da economia, contudo, as Tecnologias de Informação e Comunicação e o Digital Learning, pilares da Indústria 4.0, ocorreram com maior expressividade. Esta pesquisa pode direcionar outros estudos, ajudando na implementação das tecnologias digitais e da gestão do conhecimento nos meios produtivos e nos negócios empresariais. Algumas reflexões foram adicionadas nas considerações finais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro, Universidade FUMEC

Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC, Brasil. Professora da Universidade FUMEC, Brasil.

Renata de Souza França, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC, Brasil. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil.

Fabrício Ziviani, Fundação Dom Cabral e Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professor da Fundação Dom Cabral e Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil.

Fabio Corrêa, Universidade FUMEC

Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC, Brasil. Professor da Universidade FUMEC, Brasil.

Helton Júnio da Silva, Universidade FUMEC

Doutorando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC, Brasil. Discente da Universidade FUMEC, Brasil.

Downloads

Publicado

07-07-2023

Como Citar

Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro, Renata de Souza França, Ziviani, F. ., Corrêa, F., & Júnio da Silva, H. . (2023). Tecnologias digitais na Indústria 4.0 para a Gestão do Conhecimento . Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 13(esp), 52–68. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/65561

Edição

Seção

Número Especial: Humanidade, Tecnologia e Conhecimento