Gestão do conhecimento e metodologias ativas de apredizagem: reflexões no âmbito das micro e pequenas empresas
Resumo
Esta pesquisa visa sanar as dificuldades dos sujeitos organizacionais em colocar em prática os processos da gestão do conhecimento, adaptando as metodologias ativas de aprendizagem que são utilizadas, comumente, no contexto educacional, ao contexto empresarial. Com isso, a presente pesquisa parte do seguinte problema: como as metodologias ativas de aprendizagem podem contribuir para a gestão do conhecimento no âmbito das micro e pequenas empresas? O objetivo da pesquisa é refletir acerca da relação entre as metodologias ativas de aprendizagem e a gestão do conhecimento, a fim de demonstrar como tais metodologias podem contribuir para o sucesso das práticas da gestão do conhecimento no ambiente empresarial das micro e pequenas empresas. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e do tipo exploratória. Foi elaborado um quadro conceitual que relacionou as metodologias ativas de aprendizagem e a gestão do conhecimento, mediante diretrizes para aplicação no contexto das micro e pequenas empresas. Conclui-se que essas organizações podem avançar em práticas eficientes e resultados eficazes se as metodologias ativas forem adaptadas e utilizadas no seu contexto empresarial, com base em uma inter-relação com a gestão do conhecimento.