Gestão do conhecimento e metodologias ativas de apredizagem: reflexões no âmbito das micro e pequenas empresas

Autores

Resumo

Esta pesquisa visa sanar as dificuldades dos sujeitos organizacionais em colocar em prática os processos da gestão do conhecimento, adaptando as metodologias ativas de aprendizagem que são utilizadas, comumente, no contexto educacional, ao contexto empresarial. Com isso, a presente pesquisa parte do seguinte problema: como as metodologias ativas de aprendizagem podem contribuir para a gestão do conhecimento no âmbito das micro e pequenas empresas? O objetivo da pesquisa é refletir acerca da relação entre as metodologias ativas de aprendizagem e a gestão do conhecimento, a fim de demonstrar como tais metodologias podem contribuir para o sucesso das práticas da gestão do conhecimento no ambiente empresarial das micro e pequenas empresas. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e do tipo exploratória. Foi elaborado um quadro conceitual que relacionou as metodologias ativas de aprendizagem e a gestão do conhecimento, mediante diretrizes para aplicação no contexto das micro e pequenas empresas. Conclui-se que essas organizações podem avançar em práticas eficientes e resultados eficazes se as metodologias ativas forem adaptadas e utilizadas no seu contexto empresarial, com base em uma inter-relação com a gestão do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP-FFC)

Mestre em Ciência da Informação e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/FFC, Marília, São Paulo.

Ieda Pelógia Martins Damian, Universidade de São Paulo, FFCLRP

Doutora em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professora da Universidade de São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

07-07-2023

Como Citar

Santos, B. R. P. dos, & Damian, I. P. M. (2023). Gestão do conhecimento e metodologias ativas de apredizagem: reflexões no âmbito das micro e pequenas empresas. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 13(esp), 17–31. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/65562

Edição

Seção

Número Especial: Humanidade, Tecnologia e Conhecimento