Gestão do conhecimento: diagnóstico sobre o perfil de uma instituição pública de ensino superior
Resumo
Para que as Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) possam atrair e manter o capital humano, promover o capital social, criar e usar o capital estrutural, compartilhar processos e práticas, e estimular a colaboração, devem implementar e institucionalizar a Gestão do Conhecimento (GC). Este estudo tem por objetivo analisar o perfil da Gestão do Conhecimento na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi realizada uma pesquisa descritiva qualitativa, por meio de um estudo de caso. A coleta de dados efetivou-se por meio de questionário estruturado, baseado no Panorama da Gestão do Conhecimento no Brasil - Edição 2020, adaptado para a realidade da instituição. Participaram da pesquisa servidores ocupantes de funções administrativas de oito setores da Universidade. As dimensões analisadas foram: percepção sobre o nível de maturidade em GC da instituição; políticas e estratégias; desafios e pontos positivos em relação ao conhecimento; resultados da GC; processos; práticas de GC; e características do conhecimento. Principais resultados: 52,8% dos respondentes não identifica ou reconhece políticas e estratégias formais de GC, 43,4% não soube avaliar o nível de maturidade em GC e 17,0% acredita que a GC está em fase de planejamento estratégico. Ainda, 79,2% discordam que os servidores reconhecem processos e práticas de GC na instituição. Conclui-se que a IPES analisada ainda precisa institucionalizar a Gestão do Conhecimento. A Universidade possui uma estrutura mais formal em relação ao conhecimento, na qual estratégias referentes ao tema são desenvolvidas no âmbito da alta administração.