Gestão do conhecimento e gestão da inovação: análise comparativa de elementos correlacionados das normas ISO

Autores

Resumo

O conhecimento é considerado um importante ativo intangível das organizações contemporâneas, dada sua relevância em contribuir para a criação e sustentação de diferenciais competitivos. Além disso, o conhecimento também é um relevante recurso para a consecução da inovação, outro importante motor para a viabilização de vantagens competitivas às organizações. Em função da importância e atualidade da gestão do conhecimento e da gestão da inovação para as organizações contemporâneas, o objetivo desta pesquisa é identificar os elementos correlacionados entre a norma ISO 30.401:2018 (Gestão do Conhecimento) e a norma ISO 56.002:2019 (Gestão da Inovação). Esta é uma pesquisa aplicada que fez uso de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e experimentos computacionais com aplicação inteligência artificial. Foram aplicados diferentes métodos e técnicas de inteligência artificial ligadas ao processamento de linguagem natural para mineração de textos durante as fases previstas no modelo de experimentos computacionais idealizado neste estudo. Como resultado, as principais palavras representativas dos elementos correlacionados entre as duas normas ISO analisadas são: gestão, inovação, organização, conhecimento, sistema, incluir, relevante, interessado, documentação e informação. Foram ainda identificados oito tópicos principais que expressam os pontos de correlação mais evidenciados entre as duas normas: gestão, inovação, organização, conhecimento, sistema, incentivos, inclusão e resultados. Como conclusão, as palavras e tópicos de correlação encontrados expressam importantes pontos de atenção para pesquisadores de gestão do conhecimento e gestão da inovação. Tais resultados também são importantes sinalizadores aos profissionais e gestores interessados no desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão do conhecimento e gestão da inovação nas organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Gaspar, Universidade Nove de Julho

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor da Universidade Nove de Julho, Brasil.

Hugo do Nascimento, Universidade Nove de Julho

Doutorando em Informática e Gestão do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho, Brasil. Sócio fundador da ED6 Educação e Inovação e da Universitas Soluções Educacionais, Brasil.

Maria Sheila Carneiro, Universidade Nove de Julho

Mestranda em Informática e Gestão do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho, Brasil. Analista de Desenvolvimento em TI do Carrefour, Brasil.

Filipe Pereira Nunes de Carvalho, Universidade Nove de Julho

Mestrando em Informática e Gestão do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho, Brasil. Diretor da Supervisão de Planejamento e Monitoramento em Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo, Brasil.

João Rafael Gonçalves Evangelista, Universidade Nove de Julho

Doutorando em Informática e Gestão do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho, Brasil. Especialista em Segurança da Informação em Cloud da Claro, Brasil.

Downloads

Publicado

07-07-2023

Como Citar

Gaspar, M. A., Nascimento, H. do, Carneiro, M. S., Carvalho, F. P. N. de, & Evangelista, J. R. G. (2023). Gestão do conhecimento e gestão da inovação: análise comparativa de elementos correlacionados das normas ISO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 13(esp), 115–129. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/65572

Edição

Seção

Número Especial: Humanidade, Tecnologia e Conhecimento