Three pillars for knowledge creation in hackerspace

Autores

  • Steffi Becker Universidade Unicesumar
  • Nelson Tenório Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI)
  • Rejane Sartori Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI)
  • Ana Paixão Santos Universidade Unicesumar

Resumo

O conhecimento organizacional é um elemento essencial para todas as organizações. Tal conhecimento aumenta e evolui na medida em que as organizações estruturam suas práticas e processos. Nesse contexto, um “espaço maker”, em particular o hackerspace, é um importante objeto de pesquisa, uma vez que o conhecimento surge das relações entre os membros e atividades que são realizadas.  Nesse sentido, o objetivo deste artigo é identificar como as emoções impactam no processo de criação do conhecimento em hackerspaces. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa qualitativa, na qual foram conduzidas entrevistas com membros de um hackerspace. Os resultados apontam que o convívio social, a expertise e a infraestrutura são os três pilares que sustentam a criação do conhecimento em ambientes do tipo hackerpaces. Nesse sentido, a nossa contribuição é que as organizações olhem esses pilares para que sejam mais inovadoras e competitivas no mercado em que atuam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-07-2023

Como Citar

Becker, S., Tenório, N. ., Sartori, R., & Paixão Santos, A. P. (2023). Three pillars for knowledge creation in hackerspace. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 13(esp), 2–16. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/65580

Edição

Seção

Número Especial: Humanidade, Tecnologia e Conhecimento