A dinâmica das competências coletivas em redes de cooperação

Autores

  • Roberto Bazanini Universidade Paulista - UNIP
  • Anacleta Rodrigues Lima
  • Everton Aristides Margueiro Universidade Anhembi Morumbi
  • Ana Julia Pereira dos Santos Universidade Paulista

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar os elementos constitutivos das competências coletivas resultantes do impacto do Embeddedness entre instituições de ensino superior (IES) e empresas em redes de cooperação. Na primeira etapa quantitativa descritiva e transversal, por meio de aplicação de questionário com questões fechadas buscou-se estabelecer proporções e correlações para se testar as hipóteses inicialmente propostas. A segunda etapa qualitativa consistiu em entrevistas junto aos gestores das empresas. Os resultados da pesquisa confirmaram as hipóteses construídas, todavia, a pesquisa qualitativa apontou que, embora o Embeddedness exerça um importante papel antecedente na relação entre as competências operacionais e o desempenho operacional de redes de cooperação, a burocracia, pelo seu caráter de procrastinação pode afetar negativamente essa relação. A contribuição da pesquisa, em termos acadêmicos, aponta a necessidade de integrar os aspectos quantitativos e qualitativos para refletir criticamente o impacto do Embeddedness como fator determinante no emprego das competências coletivas, enquanto, em termos gerenciais, favorece empiricamente a formação dessas mesmas competências e, consequentemente, alcance de desempenho operacional superior voltados para melhoramento contínuo da qualidade e da inovação, com vistas à consolidação das alianças estratégicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Bazanini, Universidade Paulista - UNIP

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. Professor da Universidade Paulista, Brasil.

Anacleta Rodrigues Lima

Mestre em Administração pela Universidade Paulista, Brasil. Servidora Pública da Universidade Federal de São Paulo, Brasil.

Everton Aristides Margueiro, Universidade Anhembi Morumbi

Doutorando em Administração pela Universidade Paulista, Brasil. Professor da Universidade Anhembi Morumbi. Servidor Público do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, Brasil. 

Ana Julia Pereira dos Santos, Universidade Paulista

Graduanda em Administração pela Universidade Paulista, Brasil

Downloads

Publicado

31-08-2023

Como Citar

Bazanini, R., Lima, A. R., Margueiro, E. A., & Santos, A. J. P. dos. (2023). A dinâmica das competências coletivas em redes de cooperação. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 13(2), 91–115. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/65976

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles