A dinâmica das competências coletivas em redes de cooperação
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2023v13n2.65976Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar os elementos constitutivos das competências coletivas resultantes do impacto do Embeddedness entre instituições de ensino superior (IES) e empresas em redes de cooperação. Na primeira etapa quantitativa descritiva e transversal, por meio de aplicação de questionário com questões fechadas buscou-se estabelecer proporções e correlações para se testar as hipóteses inicialmente propostas. A segunda etapa qualitativa consistiu em entrevistas junto aos gestores das empresas. Os resultados da pesquisa confirmaram as hipóteses construídas, todavia, a pesquisa qualitativa apontou que, embora o Embeddedness exerça um importante papel antecedente na relação entre as competências operacionais e o desempenho operacional de redes de cooperação, a burocracia, pelo seu caráter de procrastinação pode afetar negativamente essa relação. A contribuição da pesquisa, em termos acadêmicos, aponta a necessidade de integrar os aspectos quantitativos e qualitativos para refletir criticamente o impacto do Embeddedness como fator determinante no emprego das competências coletivas, enquanto, em termos gerenciais, favorece empiricamente a formação dessas mesmas competências e, consequentemente, alcance de desempenho operacional superior voltados para melhoramento contínuo da qualidade e da inovação, com vistas à consolidação das alianças estratégicas.