Identifying and comparing information cultures: a perspective from research institutes and academic libraries
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2024v14n1.66160Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar a cultura informacional de dois institutos de pesquisa e uma biblioteca acadêmica, para verificar o alinhamento dessa cultura com a estratégia organizacional. A abordadem metodológica adotada segue as fases de uma pesquisa Survey, onde as culturas informacionais são examinadas por meio de um questionário. Os sujeitos respondentes foram todos, nas três instituições, funcionários que atuam nas rotinas operacionais. O Índice de Favorabilidade é utilizado para fazer a medição qualitativa da cultura informacional dominante o que possibilita a comparação entre as organizações analisadas. Trata-se de um estudo de casos múltiplos combinado com análise qualitativa. Os resultados indicam que a biblioteca acadêmica analisada é dominada pela cultura da informação baseada no relacionamento. O instituto de pesquisa A tem uma cultura orientada a resultados como sua cultura predominante, enquanto o instituto de pesquisa B não é dominado por uma única cultura, mostrando um caráter tripolar de relacionamento, resultado e risco. Como conclusão, pode-se dizer que os resultados encontrados são inesperados. Uma vez que inovação e risco são estratégias e objetivos marcantes dos institutos de pesquisa, a cultura informacional dominante não está alinhada com tais estratégias. Além disso, a cultura tripolar do instituto B contradiz a literatura que afirma que a cultura da informação organizacional tende a ser dominada por uma ou duas culturas. Isso pode evidenciar que a interação entre as culturas informacionais podem ser mais complexas do que se pensava, oferecendo novas possibilidades para futuras pesquisas.